Dang Thai Son, maestria chopiniana à moda asiática
Consgagrado pianista vietnamita se apresenta na Sala Cecília Meireles
O pianista vietnamita-canadense Dang Thai Son, considerado um dos maiores intérpretes contemporâneos de Chopin, se apresenta na Sala Cecília Meireles nesta sexta (29), às 19h. O instrumentista fez história em 1980, quando, aos 22 anos, tornou-se o primeiro pianista asiático a vencer o prestigioso X Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, em Varsóvia.
Nascido em Hanói em 1958, Dang Thai Son iniciou os estudos musicais com a mãe, que lecionava no Conservatório Nacional de Música do Vietnã. Em 1974, aos 16 anos, foi descoberto pelo pianista russo Isaac Katz, que facilitou sua transferência para o Conservatório Tchaikovsky de Moscou. Lá, o jovem músico teria como professores Vladimir Natanson e Dmitri Bashkirov, mestres que moldaram sua técnica refinada e sensibilidade interpretativa.
O programa escolhido para o recital é dedicado em sua primeira parte à obra de Claude Debussy (1862-1918) com peças como "Rêverie", "Imagens" (1º volume) e a suíte "Children's Corner". Na parte final, o pianista executará o repertório que o consagrou mundialmente: as obras de Chopin. Estão incluídos dois noturnos póstumos do gênio polonês, a Barcarola Op. 60, quatro valsas e o Scherzo nº 2. As gravações de Dang Thai Son para esse repertório são consideradas referências no gênero.
Radicado no Canadá desde a década de 1990, o músico desenvolveu uma carreira acadêmica em paralelo e atua como professor titular na Université de Montréal e no Conservatoire de Musique de Montréal. Seu estúdio tornou-se polo de atração para pianistas do mundo inteiro e muitos de seus pupilos venceram concursos internacionais.
SERVIÇO
DANH THAI SON
Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47)
29/8, às 19h
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)