Andru Donalds em modo acústico

Cantor jamaicano apresenta releituras de seusa sucessos dos anos 90 no Blue Note Rio neste sábado

Por Affonso Nunes

Andru Donalds emplacou hits globais já em seu álbum de estreia, lançado em 1994

O cantor jamaicano Andru Donalds desembarca novamente no Brasil para resgatar a nostalgia dos anos 90 e 2000, quando suas canções dominaram as paradas nacionais e embalaram trilhas sonoras de novelas da TV Globo. Após se apresentar no Teatro Imperial, em Petrópolis, no última semana, o artista fará duas apresentações no Blue Note São Paulo nesta sexta-feira (29) e no Blue Note Rio neste sábado (30).

Na contramão dos grandes shows que marcaram sua carreira, o músico acionou o modo acústico, adotando uma formato intimista tendo como acompanmento apenas pelo compositor e tecladista Pedro Malcher e o guitarrista Rafael Casqueira.

Os novos arranjos contrastam com as produções elaboradas que consagraram hits como "Save Me Now", "Mishale" e "Lovin' You", oferecendo ao público algo mais próximo do contexto de criação dessas e outras canções.

Nascido em Kingston em 1974, Donalds alcançou audiências fora da Jamaica ao emplacar seu álbum de estreia, lançado em 1994 com as faixas "Mishale" e "Save Me Now", que rapidamente conquistaram o público brasileiro. O sucesso foi tão expressivo que "Save Me Now" se tornou tema das novelas "Cara e Coroa" (1995) e, mais recentemente, "Espelho da Vida" (2018).

O segundo álbum, "Damned If I Don't" (1997), consolidou sua presença no cenário internacional com "Somebody's Baby", regravação de Jackson Browne que integrou a trilha sonora do filme "Gênio Indomável", vencedor do Oscar de melhor roteiro original. Em 1999, sua versão de "All Out Of Love", clássico do repertório do Air Supply, alcançou o topo das paradas europeias.

A virada de século trouxe uma oportunidade única quando Michael Cretu o convidou para integrar o projeto Enigma, fenômeno da música new age que vendeu mais de 70 milhões de discos mundialmente.

Nos últimos anos, Andru tem estreitado deliberadamente seus laços com a música brasileira. As colaborações com Alexandre Kassin, Roberto Pollo e a banda Ponto de Equilíbrio resultaram em "Sempre Procurei" (2020), enquanto a parceria com Diana King em "Sorry (I Wish I Could Change)" (2022), lançada pelo selo brasileiro Lab 334, ganhou destaque em rádios nacionais e internacionais.

SERVIÇO

ANDRU DONALDS

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana)

30/8, às 20h

Ingressos a partir de R$ 140 e R$ 70 (meia)