Influnciado sim, mas pelo melhor: Moyseis Marques retoma seu show dedicado ao repertório de Chico Buarque

Moyseis Marques retoma seu show dedicado ao repertório de Chico Buarque

Por Affonso Nunes

Moyseis Marques construiu relação especial com Chico

A influência de Chico Buarque sobre Moyseis Marques sempre foi evidente e nesta sexta-feira (8) ganha mais um capítulo com o cantor e compositor apresentando o show "Moyseis Marques Canta Chico", às 21h., no Vinicius Show, em Ipanema. A conexão entre os dois artistas vem sendo construída há mais de uma década, desde que Moyseis gravou "Subúrbio" em seu álbum "Fases de Coração", de 2009.

Ao resenhar aquele trabalho, o jornalista Ruy Castro foi cirúrgico: "Se ninguém está a salvo de referências, que elas sejam as melhores". O disco rendeu a Moyseis suas primeiras indicações ao Prêmio da Música Brasileira e estabeleceu um diálogo criativo que se aprofundaria nos anos seguintes. Em "Pra Desengomar", de 2012, o pesquisador Ricardo Cravo Albim destacou não apenas as interpretações viscerais de Moyseis, mas sua postura no palco e maneira sofisticada de compor, ecoando a obra do mestre.

A admiração mútua foi coroada em 2015, quando Chico Buarque apareceu no bar Semente durante um show intimista de Moyseis, que experimentava canções para "Made in Brasil". Na ocasião, cantaram juntos "Aquela Mulher", música que Moyseis já havia interpretado como protagonista Max Overseas na Ópera do Malandro. O cantor também gravou "Injuriado" para o filme "Chico, um artista brasileiro", de Miguel Faria Júnior, além de "Mambembe", canção que, segundo a sambista Teresa Cristina, "escolheu" Moyseis.

Para este show especial, Moyseis estará acompanhado do pianista João Bittencourt (que também toca acordeom), do contrabaixista Luis Louchard e do baterista Gabriel Guenther. Com voz, violão, cavaquinho e tamborim, ele percorrerá a extensa obra de Chico Buarque, incluindo sambas, baiões, xotes, valsas e até um blues. O repertório promete "Paratodos", presença constante nos shows de forró de Moyseis, "Biscate" (com cantora convidada) e "Mil Perdões", entre outras surpresas preparadas especialmente para a ocasião.

SERVIÇO

MOYSEIS MARQUES CANTA CHICO

Vinicius (Rua Vinicius de Moraes 39, Ipanema) | 8/8, às 21h | Ingressos: R$ 160 e R$ 80 (meia)