Arlindo Cruz é luz e farol dos novos sambistas
Mumuzinho homenageia o mestre em 'Arlindo Luz', seu novo single
Mumuzinho acaba de disponibilizar nas plataformas digitais "Arlindo Luz", uma declaração musical de amor e reverência ao compositor e cantor Arlindo Cruz. O single, que também ganhou videoclipe, é mais um capítulo da relação artística entre os dois sambistas, construída ao longo de mais de uma década de convivência e admiração mútua entre mestre e discípulo.
A amizade entre eles floresceu nos estúdios do programa "Esquenta", da TV Globo, onde ambos eram presenças constantes. Foi naquele ambiente que o jovem cantor teve a oportunidade de observar de perto o mestre em ação, absorvendo suas técnicas vocais e sua forma única de interpretar e tocar banjo. "A importância do Arlindo para mim vai de encontro ao meu amor pelo samba. Desde moleque, eu comecei ouvindo as músicas dele, que sempre me emocionaram por conta das suas melodias e letras marcantes", revela Mumuzinho.
A parceria entre eles já havia se materializado em 2013, quando gravaram juntos o samba "Caozeiro", de André Renato, para um disco ao vivo de Mumuzinho. Agora, com "Arlindo Luz", o cantor encontrou uma forma de retribuir artisticamente tudo o que aprendeu com o compositor. "Faz muito tempo que eu queria registrar uma homenagem para o Arlindo, mas somente agora consegui gravar essa canção", explica o intérprete, que convidou os compositores Prateado e Picolé para criar a música especialmente para esta homenagem. Ambos mantêm vínculos profissionais e pessoais com Arlindo.
O resultado é um samba que dialoga diretamente com o universo musical do homenageado, autor de clássicos como "O Show Tem Que Continuar", "Saudade Louca", "Meu Lugar" e "Bagaço da Laranja", entre outros.
A recepção da homenagem pela família Cruz foi calorosa. Arlindinho, filho do compositor, expressou sua emoção: "É uma música muito bonita e feita por pessoas que têm pertencimento para fazer. Música do Prateado e do Picolé, parceiros do meu pai de música e de vida, e interpretada pelo Mumuzinho, um cara que sempre conviveu, desde a época do 'Esquenta'. Meu pai é uma inspiração para todo o samba, para toda a música brasileira", destaca.