Baleiro e Carmen por Edson Cordeiro
Contratenor leva ao Rival Petrobras dois shows totalmente diferentes nesta sexta e sábado
Fenômeno vocal surgido nos anos 1990, Edson Cordeiro marca sua volta aos palcos cariocas nesta sexta e sábado (1º e 2) com dois projetos distintos que celebram sua versatilidade. Na sexta, ele sobe ao palco do Teatro Rival Petrobras com um tributo especial a Carmem Miranda. Na noite seguinte, interpreta o cancioneiro do cantor e compositor Zeca Baleiro.
O show "Edson Cordeiro canta Carmen Miranda" estreou na Europa em 2007 e só agora chega ao Brasil. Para esta homenagem, o contratenor será acompanhado pelo Trio Gato com Fome, formado por Cadu Ribeiro (pandeiro e voz), Gregory Andreas (cavaquinho e voz) e Renato Enoki (violão 7 cordas e voz), grupo dedicado à pesquisa do samba. O repertório inclui pérolas da Pequena Notável como "Tico-tico no fubá", "South American Way", "Adeus batucada", "Uva de caminhão" e "Bambo de bambú".
No sábado, o cantor apresenta o espetáculo "Ouve a minha voz [Cordeiro canta Baleiro]", projeto que marcou o retorno de Cordeiro ao Brasil após anos vivendo na Alemanha. As canções de Baleiro se alinham à extensão vocal única de Cordeiro. Um contratenor é a mais aguda das vozes masculinas, que utiliza o falsete para alcançar notas de uma contralto ou mezzo-soprano feminina.
Entre as faixas do álbum que dá nome ao show, destacam-se "O Canto em Nós", "Quase Nada", a já citada "Eu Te Admirava Mais" e a impagável "Heavy Metal do Senhor". Acompanhado por Eron Guarnieri no teclado, Cordeiro entrega sua marca registrada: uma performance teatral que transforma cada canção em um pequeno drama musical, potencializada pela rara técnica vocal que o consagrou.
SERVIÇO
EDSON CORDEIRO
1/8, às 19h30: Edson Cordeiro Canta Carmen Miranda
2/8, às 19h30: Ouve a Minha Voz (Cordeiro Canta Baleiro)
Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33, (Cinelândia)
Ingressos a partir de R$ 80