Marisa Monte entre o popular e o erudito

Cantora e compositora anuncia temporada de concertos em seis cidades ao lado de 55 músicos sob regência do maestro André Bachur

Por Affonso Nunes

A cantora e compositora Marisa Monte anuncia turnê com orquestra em seis cidades brasileiras a partir de outubro

Marisa Monte embarca em uma experiência artística inédita em sua carreira ao realizar pela primeira vez uma turnê que combina sua banda com uma orquestra sinfônica de 55 músicos especialmente selecionados para a ocasião. O projeto Phonica - Marisa Monte & Orquestra Ao Vivo, com regência do maestro André Bachur, promove um diálogo entre a canção popular e a música de concerto através de arranjos sinfÕnicos para clássicos do repertório da artista.

A turnê, realizada em parceria com a T4F e patrocínio da Shell, percorrerá seis cidades brasileiras entre outubro e dezembro, sempre em espaços ao ar livre. São eles: Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte (18/10); Brava Arena Jockey, no Rio (1/11); Parque Ibirapuera, em São Paulo (8/11); Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba (15/11); Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano, em Brasília (29/11) e Parque Harmonia, em Porto Alegre (6/12).

O maestro André Bachur já havia acompanhado Marisa no concerto comemorativo dos 90 anos da USP, experiência que acabou servindo de laboratório para este projeto mais ambicioso. "Ao longo dos anos, tive algumas chances de cantar com orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Foram experiências extraordinárias, emocionantes e inesquecíveis. A interação entre os músicos no palco, a complexidade dos arranjos e a combinação de técnica com a emoção fizeram desses concertos experiências verdadeiramente mágicas", revela a cantora.

Bachur compartilha do entusiasmo pela parceria, enfatizando a energia singular que emerge do encontro entre a cantora e a orquestra. "É uma imensa alegria poder participar deste projeto e estar no palco novamente com essa grande artista que admiro desde sempre. O encontro entre Marisa e a Orquestra Sinfônica promete, mais uma vez, uma energia arrebatadora, repleta de ritmos, cores e nuances musicais", comenta.