100% pop; 100% inovadora: é a Nova Orquestra

Grupo capixaba leva música de concerto às ruas do Rio em celebração aos 25 anos do projeto Vale Música

Por Affonso Nunes

A Nova Orquestra vem construindo uma sólida reputação desde sua fundação em 2019

A música de concerto ganha as ruas cariocas neste fim de semana em uma celebração que marca os 25 anos do projeto Vale Música Espírito Santo e os cinco anos do Instituto Cultural Vale. Mas prepare-se para sair da caixa com a Nova Orquestra, primeira formação orquestral 100% pop do país, promove uma programação especial que aproxima o público da música instrumental através de apresentações gratuitas ao ar livre neste sábado e domingo (26 e 27).

Com regência e direção musical de Ludhymila Bruzzi, o grupo inova em sua proposta artística ao se desdobrar em formações de instrumentistas. São dois grupos de câmara com instrumentos de sopro, metais e percussão reunindo músicos de Serra (ES) e do Rio de Janeiro.

No sábado, as intervenções musicais percorrem pontos estratégicos da cidade, criando um roteiro musical que vai do Centro à Zona Norte, passando pela Zona Sul. O repertório escolhido é essencialmente popular capaz de apresentar versões camerísticas para clássicos do forró e sucessos de Tim Maia, por exemplo. Às 11h, o grupo formado por músicos cariocas se apresenta em frente ao Museu do Amanhã com forró; às 13h, os músicos capixabas tocam Tim Maia na Praça da Pira, aproveitando o movimento da feira da Junta Local; às 16h, o forró retorna com o grupo do Rio no calçadão de Ipanema; e às 18h, os músicos capixabas encerram o dia interpretando novamente Tim Maia no tradicional Leão Etíope do Méier.

No domingo reserva o momento de maior integração. Nos Pilotis do MAM, às 11h, as duas formações se unem no Baile da Nova Orquestra, apresentando um repertório inspirado no carnaval de rua carioca que transita do samba ao axé, incluindo composições de Alceu Valença e Jorge Ben.

Professora de clarinete no projeto social da Vale e figura importante no cenário musical capixaba, Ludhymila Bruzzi integrou grupos relevantes como a Filarmônica de Mulheres do Espírito Santo e o Quinteto de Sopros Ella's, além de ter conduzido a Nova Orquestra durante a queima de fogos do Réveillon de Copacabana 2024.

A Nova Orquestra consolidou-se como um fenômeno no cenário musical brasileiro desde sua estreia em 2019 na Game XP, para mais de 100 mil pessoas. No mesmo ano, foi atração principal do Palco Sunset do Rock in Rio, retornando em 2022 ao lado do cantor Jão e com o espetáculo Uirapuru. Ganhadora do Prêmio Profissionais da Música, a formação já se apresentou no Réveillon de Copacabana, em festivais como The Town e Rock The Mountain, realizou turnês internacionais nos Estados Unidos e Portugal, e dividiu palco com artistas como Chico César, Pitty, Ney Matogrosso, Alceu Valença, Rael, Fafá de Belém e Toni Garrido.

SERVIÇO

NOVA ORQUESTRA

26/7 (sábado)

11h: Grupo de Câmara Rio de Janeiro (forró) - Em frente ao Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1, Centro)

13h - Grupo de Câmara Serra (Tim Maia) - Praça da Pira, em frente ao CCBB (Rua Primeiro de Março, 76, Centro)

16h - Grupo de Câmara Rio de Janeiro (forró) - Quiosque Alalaô (Av. Vieira Souto, Ipanema)

18h - Grupo de Câmara Serra (Tim Maia) - Leão Etíope do Méier (Rua Hermengarda, 10, Méier)

27/7 (domingo)

11h - Baile da Nova Orquestra (grupos Serra Rio de Janeiro) - Pilotis do MAM (Avenida Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)

Todas as apresentações são gratuitas.