Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

No bonde do Rei

| Foto: Caio Girardi/Divulgação

Rei no radar: Roberto Carlos tá por todo lado, para dar uma força às manhas do Cupido. Aqui no Rio, a grife do bardo por trás de hinos como "Emoções" e "Outra Vez" vai ganhar holofotes presenciais neste fim de semana. Trono de titãs da canção, o Qualistage recebe o maior hitmaker do amor romântico do país neste sábado, para um show repleto de baladas. Quem for vai suspirar à força das melodias que alimentam a paixão dos casais do Brasil desde os anos 1960, na melhor lógica dos versos da obrigatória "Detalhes": "Durante muito tempo em sua vida/ Eu vou viver".

RC é tradição, mas renovou seu repertório em 2024 com o EP "Eu Ofereço Flores", que serve de título à atual turnê do canário belga de Cachoeiro do Itapemirim.

No teatro carioca, rola Roberto também. Inspirada em seu cancioneiro, a comédia romântica "Detalhes de Nós Dois", com Helga Nemetik e Pedro Henrique Lopes, fará duas apresentações, neste sábado e neste domingo, no Teatro Multiplan, também na Barra da Tijuca. O espetáculo embala o público numa revisão de letras inesquecíveis tipo "Como é Grande Meu Amor Por Você" e "Falando Sério".

"Teatralmente, as músicas do Roberto Carlos são muito ricas porque elas sempre contam uma historinha, e fazem as pessoas se reconhecerem porque muita gente já passou pelas coisas que ele canta", comenta o autor e ator Pedro Henrique Lopes, que considera a letra da música "De Tanto Amor" uma poesia de uma sinceridade rara. "Quem nunca se apaixonou pela 'namoradinha de um amigo meu', sofreu num relacionamento 'de tanto amor' ou quis se declarar para contar 'como é grande o meu amor por você'? Quando estas músicas surgem em cena, elas ganham ainda mais força. Pois falam sobre a história dos personagens em cena e também sobre as histórias de quem assiste na plateia".

Na web, aplicativos como "Roberto Carlos Rádio" levam as pérolas que os LPs e CDs do capixaba mais ilustre do Espírito Santo para o celular da gente. Ouve-se "Amor Sem Limite", "Insensatez" e outros hinos do benquerer sem parar. Já o YouTube refestela nossos tímpanos via @RobertoCarlosOficial, onde se encontra uma leva de versões em espanhol de seus maiores acertos. "Mujer de 40", "La Montaña" e "Mis Amores" são belos abre-alas pra esse jukebox digital.

No streaming, a Netflix traz depoimentos dele no documentário "Uma Noite Em 67" (2010), e a Prime Video da Amazo, em conexão com o canal Stingray, põe "Emoções Sertanejas" para aluguel. No Globoplay, os melhores especiais feitos por RC no Plim-Plim entraram no cardápio da plataforma, incluindo o programa de 1982, no qual ele homenageia Charles Chaplin (1889-1977), numa fantasia de Carlitos.

Para quem quiser ler o Rei, a pedida mais quente é "Querem Acabar Comigo", escrito por Tito Guedes para a Máquina de Livros.

SERVIÇO

ROBERTO CARLOS

Qualistage (Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna, 3000) | 5/7, às 20h

Ingressos a partir de R$ 190