MPB4 sessentando a quatro vozes

Quarteto regressa ao Teatro Rival Petrobras com show que celebra 60 anos de estrada

Por Affonso Nunes

MPB4

Na comemoração dos 60 anos de estrada, o MPB4 produziu um álbum marcante com convidados especialíssimos, compositores que marcaram as seis décadas do MPB4: Chico Buarque, Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Dori Caymmi, Edu Lobo, Toquinho, Ivan Lins, Kleiton & Kledir, João Bosco, Alceu Valença, Francis Hime e Guinga. Nesta sexta e sábado (27 e 28), o grupo volta ao Teatro Rival Petrobras com o show da turnê desse disco emblemático, uma verdadeira compilação do que existe de melhor na MPB embalado por quatro vozes. O álbum é dedicado ao Quarteto em Cy e aos saudosos Magro Waghabi (1943-2012) e Ruy Faria (1937-2018), que fizeram parte da formação original do MPB4.

Aquiles Reis, Miltinho, Dalmo Medeiros e Paulo Malaguti - atual formação do grupo vocal - interpretam clássicos como "Roda viva" e "Vira Virou" acompanhados por uma banda formada por Pedro Reis (guitarra e bandolim), João Faria (baixo) e Marcos Feijão (bateria). E ainda haverá a participação especial do grupo Fluctua, formado por João Faria (filho de Ruy Faria, fundador do MPB4) no contrabaixo, Eduardo Waghabi (filho de Magro, também fundador do MPB4) nos teclados e Moreno Leon na voz.

Logo após o golpe militar de 1964, prestes a lançar seu primeiro compacto, o grupo Quarteto do CPC, formado em Niterói, precisou mudar de nome. Nascia ali o MPB4 e, com ele, a sigla MPB, até então desconhecida e que nos anos seguintes passou a dar nome à moderna música brasileira. De lá pra cá, essas quatro vozes cantaram o amor e a liberdade em mais de 20 álbuns de estúdio, além de discos ao vivo, coletâneas e singles.

SERVIÇO

MPB4 - 60 ANOS DE MPB

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia)

27 e 28/6, ás 19h30

Ingressos a partir de R$ 70