Ella por Indiana Nomma

Cantora celebra o repertório da diva estadunidense nesta quinta no Blue Note Rio

Por Affonso Nunes

Indiana Nomma interpreta suceesos da era de ouro do jazz consagrados na voz de Ella Fitzgerald

Conhecida na cena jazzística brasileira por sua voz grave e marcante, Indiana Nomma sobe ao palco do Blue Note Rio nesta quinta-feira (22), às 20h, para um tributo especial à lendária Ella Fitzgerald (1917-1996). Com uma carreira que ultrapassa três décadas, Nomma é conhecida por suas interpretações de grandes nomes do jazz e da música latino-americana.

O repertório do show inclui clássicos imortalizados pela diva Fitzgerald, como "A Night in Tunisia", "So in Love", "A Tisket a Tasket" e "Sweet Georgia Brown". A apresentação resgata o espírito da era de ouro do jazz, destacando o domínio de Nomma no bebop e seu estilo único de improvisação vocal com o uso do trompete de boca.

Nascida em Honduras, filha de pais brasileiros exilados durante a ditadura militar, Indiana cresceu em diversos países, incluindo México, Portugal, Nicarágua e Alemanha Oriental. Iniciou seus estudos em canto erudito aos 8 anos e, aos 13, começou a aprender piano. Antes dos 20, já se apresentava em turnês internacionais, incluindo uma performance no Carnegie Hall, em Nova York.

Vivendo no Brasil desde a juventude, Nomma construiu uma sólida carreira, participando de festivais nacionais e internacionais. Destacam-se suas apresentações em eventos como o Festival de Jazz e Blues de Brasília, Chivas Jazz Festival e Festival Latinidades.

A artista já dividiu o palco com nomes consagrados como Milton Nascimento, Daniela Mercury, Leny Andrade, Áurea Martins e Jane Duboc. Além disso, abriu shows de artistas internacionais e nacionais, incluindo Gloria Gaynor, Billy Paul, Ney Matogrosso, Jorge Aragão e Alceu Valença.

Sua discografia reúne seis trabalhos, com destaque para os álbuns "Unexpected" e "Lessons in Love", ambos finalistas do Prêmio da Música Brasileira nas edições de 2016 e 2018, respectivamente.

Seu trabalho fonográfico mais recente é "Mercedes Sosa: A Voz dos Sem Voz" (2022), em parceria com o violonista André Pinto Siqueira, homenageando a cantora argentina Mercedes Sosa. O trabalho foi reconhecido oficialmente pela família de Sosa e pelo governo argentino, que concederam a Nomma o título de "Amiga da Argentina"

SERVIÇO

INDIANA NOMMA | TRIBUTO A ELLA FITZGERALD

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana)

22/5, às 20h

Ingressos a partir de R$ 60