Somos todos iguais no amor a Ivan Lins

Show de João Senise no Teatro Rival Petrobras nesta terça-feira reúne sucessos do compositor que completa 80 anos em junho

Por Affonso Nunes

Com sua carreira apadrinhada por Ivan Lins, o cantor João Senise apresenta nesta terça (20) o show 'Abre Alas' em que revisita o elegante repertório deste gigante da música brasileira

Ivan Lins, um dos gigantes da MPB, vai completar 80 anos no próximo dia 16 de junho. Muitas homenagens, certamente, virão por aí. E o cantor João Senise dá início a elas com o show "Abre Alas - 80 anos de Ivan Lins" nesta terça (20), às 19h30, no Teatro Rival Petrobras. A relação entre o intérprete e o homenageado é de longa data: Ivan é o padrinho musical de João e participou do álbum "Abre Alas - Canções de Ivan Lins", o segundo da discografia do cantor.

Cantor de timbre elegante e dicção precisa, João Senise trem sua discografia é marcada por homenagens a grandes nomes da música brasileira e internacional com releituras que vão de Frank Sinatra a Tim Maia. "Gravei o CD em homenagem ao Ivan em 2014, quando ele estava prestes a completar 70 anos. Agora, chegando aos 80, volto para revisitar este vasto repertório atemporal, que perpassa gerações", justifica João ao Correio da Manhã, ao falar do tributo ao padrinho.

No repertório, classicos como "Madalena" (eternizada na voz de Elis Regina), "Dinorah, Dinorah", "Lembra de Mim", "Vitoriosa", "Daquilo Que Eu Sei" e algumas novidades. No show, apresento músicas que ficaram de fora do CD como "Somos Todos Iguais essa Noite" e "Lua Soberana", avisa.

Indagado sobre a sensação de reencontrar esse repertório 11 anos depois de gravar o disco, João observa que, ao vivo, "é sempre uma interpretação diferente". "Nenhun show é igual, mesmo que sejam as mesmas músicas. O público varia, assim como a energia, a inspiração... E agora, com 11 anos de estrada, a forma de olhar as canções do Ivan tambem evoluiu. Então acho que será um show muito bacana, para o público curtir e cantar junto", acredita.

Outro elo importante com o homenageado é Gilson Peranzzetta, que assina a direção musical do show e toca piano ao lado de João. Tio do cantor, Peranzzetta é um dos mais antigos colaboradores de Ivan, com quem construiu uma sólida parceria artística ao longo de décadas, como arranjador, instrumentista e compositor. Essa confluência entre gerações e histórias dá ao espetáculo um tom íntimo e reverente.

João Senise sobe ao palco acompanhado de Alexandre Cavallo (baixo) e Ricardo Costa (bateria), com as participações especiais de Gilson Peranzzetta e do saxofonista e flautista Mauro Senise, pai do cantor.

Nome fundamental da MPB, Ivan Lins pavimentou uma carreira embalada pela sofisticação harmônica e expressividade melódica. Suas canções ganharam o mundo nas vozes de artistas como Elis Regina, Simone, Sarah Vaughan, Quincy Jones e Sting.

SERVIÇO

ABRE ALAS - 80 ANOS DE IVAN LINS

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia)

20/5, às às 19h30

Ingressos: R$ 120 e R$ 60 (meia)