Orquestra Petrobras Sinfônica de volta ao primeiro compasso

Orquestra Petrobras Sinfônica celebra 50 anos com 'O Messias', mesma obra que marcou sua estreia no ano de 1975

Por Affonso Nunes

Orquestra trará repertório sinfônico de canções que fizeram história no rock e pop nacional

Meio século depois de sua fundação, a Orquestra Petrobras Sinfônica reencontra suas origens em concerto especial nesta sexta e sábado (9 e 10) na Sala Cecília Meireles, o mesmo local da primeira apresentação. Em comemoração aos 50 anos de trajetória, o conjunto interpreta "O Messias", de Händel — a mesma obra escolhida para sua estreia em 1975, quando ainda se chamava Orquestra Pró-Música do Rio de Janeiro. Na época, o maestro Armando Prazeres conduzia o grupo estreante. Agora, quem assume o pódio é seu filho, Felipe Prazeres.

"Essa obra tem um significado profundo para a nossa história", afirma Felipe. "A orquestra nasceu de um trabalho coral, e meu pai regeu o Messias durante toda sua vida com inúmeros corais amadores." O retorno à composição de Händel não é apenas uma homenagem à fundação do grupo, mas também um gesto de continuidade e renovação — valores refletidos na própria música.

Entre os músicos que viveram essa jornada desde o início, está a violoncelista Atelisa de Salles. Presente no primeiro concerto da orquestra, ela destaca a emoção de revisitar esse repertório. "Penso no maestro Armando quando vejo que aquele embrião de 12 pessoas em 1975 chegou aonde estamos hoje. A orquestra foi praticamente minha segunda casa. Fico imaginando o orgulho que Armando teria de ver a orquestra que ele tanto amou subir no palco para mais uma vez tocar uma obra que tantas vezes ele regeu", conta.

A temporada 2025 da orquestra marca oficialmente as comemorações do cinquentenário. Fundado por Armando Prazeres, o conjunto é reconhecido por sua gestão pioneira, conduzida pelos próprios músicos, o que garante uma abordagem artística única. A orquestra é atualmente liderada por Isaac Karabtchevsky, diretor artístico que reforça a missão de democratizar o acesso à música de concerto e celebrar a diversidade musical.

SERVIÇO

ORQUESTRA PETROBRAS SINFÔNICA - 50 ANOS

Sala Cecília Meireles (Largo da Lapa, 47 - Centro) | 9 e 10/5, sexta (19h) e sábado (16h) | Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia)