Lady Gaga encara a maior plateia de sua vida

Cantora se apresenta neste sábado na orla de Copacabana para um público estimado de 1,5 milhão de pessoas

Por Affonso Nunes

Lady Gaga em show promocional da Mayhem Tour (não oficial) realizado mo último 26 na Cidade do México

Depois de muita esperra por parte de sua legião de fãs, Lady Gaga se apresenta neste sábado (3) na orla de Copacabana em show gratuito que deve atrair mais de 1,5 milhão de pessoas. O espetáculo integra o projeto "Todo Mundo no Rio", promovido pela Prefeitura e pela produtora Bonus Track. A magnitude do evento reafirma Copacabana como o maior palco do mundo a céu aberto numa noite certamente entra para a história do entretenimento global.

E o que o público pode esperar? Trata-se de uma apresentação promocional da turnê "Mayhem Ball" e não está listada oficialmente como parte da turnê mundial cuja estreia será em Las Vegas (EUA) no dia 16 de julho.

A apresentação marca o retorno da artista ao Brasil após 13 anos. Na praia, diante de um mar de fãs, Gaga deve entregar um espetáculo com forte apelo visual e tecnológico, incluindo painéis de LED, projeções e figurinos inéditos, todos alinhados à estética sombria e dramática do novo disco.

Lançlado em março, "Mayhem" tem sido apontado pela crítica como o trabalho mais ousado da cantora desde "Born This Way" (2011). Traz influências de synthpop industrial, rock eletrônico e elementos góticos. A produção é assinada por Gaga em parceria com nomes como BloodPop, Rick Rubin e Sophie Ellis-Bextor. A faixa-título, lançada como primeiro single, atingiu o topo das paradas em mais de 30 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, França e Japão. A recepção internacional foi imediata: a revista Rolling Stone chamou o álbum de "um manifesto sonoro sobre o caos contemporâneo". E o sisudo New York Times destacou a capacidade da artista de reinventar sua própria persona sem perder a conexão com o grande público.

O show em Copacabana, com transmissão ao vivo pela TV Globo, Globoplay e Multishow, deve trazer um repertório que inclui as faixas "Mayhem", "Glass Cathedral", "Kill Me Kindly" e "Mirage Motel", além de sucessos como "Bad Romance", "Shallow" e "Rain on Me". A performance contará ainda com um set acústico no qual Gaga canta ao piano — uma das marcas de suas turnês anteriores — e um encerramento pirotécnico com a nova versão estendida de "Bloody Mary".

Após o show no Rio, Gaga segue para apresentações promocionais no México e em Singapura antes de dar início à turnê mundial. A artista retorna ao Brasil em 25 de outubro, com um espetáculo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, com ingressos já esgotados.

SERVIÇO

LADY GAGA

Praia de Copacabana

3/5, a partir das 21h

Gratuito

Transmissão pela TV Globo, Globoplay e Multishow