Vozes negras encantam (e libertam)
A Flup, Festa Literária das periferias, encerra sua programação no Circo Voador com atrações musicais gartuitas de quinta a domingo
Além de suas conhecidas mesas de debate, saraus e performances, a Festa Literária das Periferias (Flup), que ocupa o Circo Voador por toda esta semana, reserva atrações musicais imperdíveis em shows gratuitos. No início da semana já teve Dona Onete, Lia de Itamaracá e o Ilê Ayê e, a partir desta quinta (14) até domingo (17), é possível conferir de perto outras atrações de peso.
A programação no feriadão começa nesta quinta, às 21h30, com três mulheres de rara potência: Alaíde Costa, Eliana Pittman e Zezé Motta apresentam o show "Pérolas Negras", dedicado à reflexão sobre a contribuição de compositores e compositoras negros na música brasileira. O repertório tem canções de nomes como Cartola, Milton Nascimento, Jorge Ben, Martinho da Vila e Leci Brandão. Nomes como Salgadinho, Gilberto Gil, Djavan e Paulinho da Viola também são contemplados.
Às 22h30, é a vez de uma performance do grupo maranhense Tambor de Cioula Filhas de São Benedito. E, às 23h30, quem chega no palco é a roda de samba Pedeteresa, grupo nascido no bairro de Fátima e que tem um histórico de luta antirracista. E a partir da 0h30, Taís Machado comanda o Baile da Chefona, em celebração aos 10 anos da oficina de dança Afrofunk. Sem hora pra acabar.
Na sexta, às 22h, Dani Nega recebe como convidadas Bia Ferreira e Ellen Oléria. A partir das 0h, é a vez da roda de samba Azula, um grupo de participação 100% feminina e LGBTQIAPN . Às 1h20, a apresentação fica por conta das Irmãs de Pau, dupla composta pelas multiartistas Isma e Vita que, a partir de influência e ritmos transpretos, constroem e destroem narrativas acerca do que representa ser travesti no Brasil.
No sábado, às 22h30, a cantora e compositora Fabiana Cozza, artista de referência na cena de samba carioca, reverencia ancestralidades afrobrasileiras e afrocubanas com seu timbre único. A roda de samba feminina Moça Prosa fecha a noite.
A programação musical da Flup se encerra no domingo com a reunião de dois dos mais celebrados pianistas brasileiros da atualidade. Às 21h, os pernambucanos Amaro Freitas e Zé Manoel se encontram para celebrar um dos repertórios mais especiais da história da MPB: as eternas canções do Clube da Esquina. A dançarina Bethânia Nascimento faz participação no espetáculo de clima intimista, sucesso de crítica e de público pelo país.
Às 22h, a Flup volta a promover mais uma edição do Baile do Passinho, uma marca registrada das festas anteriores. E, a partir das 23h30, vai ter o Baile do Ademar, uma tradição do Morro Santo Amaro que cosnquistou a cidade com muita música preta e dança. Sem hora pra acabar.
SERVIÇO
FLUP - FESTA LITERÁRIA DAS PERFIFERIAS
Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)
Até domingo, a partir das 14h
Entrada franca
