Um celebração negra
Awuré e Olodum fazem duas apresentações neste sábado na Fundição Progresso
A Fundição Progresso celebra o Mês da Consciência Negra recebendo dois movimentos de extrema importância para a cultura afro-brasileira: o Awurê e o Olodum se reencontram e dividem a noite deste sábado (9) com dois shows completos.
Declarado Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro, o Awurê exalta e resgatar a importância da influência africana na cultura brasileira, a identidade e a consciência ancestral, através da música, cânticos, poesia, gastronomia e dança. Nascido em 2018, em Madureira, um dos maiores redutos de arte e cultura negra da cidade com suas vertentes do samba, da black music e demais manifestações afro-brasileiras.
Não diferente é o trabalho do Olodum. Nascido em 1979, no Pelourinho, centro histórico de Salvador, coração da capital baiana e cenário natural da aventura musical que é o grupo. Um dos maiores representantes da cultura baiana e afro-brasileira pelo mundo, considerado como um movimento musical que foi o divisor de águas da música baiana nos anos 1980, o Olodum perpassa gerações.
Música das ruas, do carnaval, da cultura de paz, do amor e da luta contra o racismo, é atualmente um grupo cultural considerado uma organização não governamental reconhecida como de utilidade pública pelo governo do estado da Bahia.
Além dos dois shows completos, a noite terá uma feira que reúne afroempreendedores de diversos setores, expondo moda, gastronomia, artesanato, livros, artes plásticas, marcenaria, artigos religiosos, instrumentos percussivos e muito mais. Entre alguns destaques, Angurmê Culinária Afro-brasil, Afro Culinária Ancestral, Livraria Nombeko, especializada em literatura negra, Afrotik, de afro-joias personalizadas, Agô Percussão, de instrumentos, O Alquimista de Chad, de cosmética natural, Philipe Kaoká, de artes, Imhotep, de Marcenaria Criativa e Betto Gomes,Tendência Black e O Gue, de moda. O evento contará ainda com a exposição "Santo de casa faz milagre", de Philipe Kaoka.
SERVIÇO
AWURÉ CONVIDA OLODUM
Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 - Lapa)
9/11, a partir das 20h (abertura da casa) | Ingressos entre R$ 70 (meia) e R$ 150
