Por:

Rosa Marya Collin repassa sua carreira

Rosa Marya Collin | Foto: Divulgação

Com seu timbre marcante, Rosa Marya Collin se tornou numa das mais importantes intérpretes brasileiras de blues e jazz desde os anos 1960. A artista mineira apresenta nesta quinta-feira (7), no Teatro Rival Petrobras, "Rosa Marya Colin in Blues", um show em que passeia por sucessos marcantes de sua trajetória, dando uma repaginada em canções com toques de modernidade.

A combinação da bela voz de Rosa Marya com seu talento dá um brilho a músicas como "St Louis Blues" (W.C. Handy), imortalizada por Louis Armstrong; "Reckless Blues" (Jack Gee / Fred Longshaw), gravada por Bessie Smith; e os sucessos na voz de Janis Joplin "Summertime" (George Gershwin) e "Mercedes Benz" (Janis Joplin); entre outras clássicas do R&B, do rock e do spiritual.

Nascida em Machado (MG), Rosa iniciou sua carreira no Rio, sob o nome artístico de Rosa Maria, destacando-se em apresentações no Beco das Garrafas, um dos berços da bossa nova. Versátil, adaptou-se a diversos estilos, do jazz à MPB, passando pela música brasileira de raiz. Se primeiro álbum, "Uma Rossa Com Bossa" (1965), era marcado pelo samba jazz.

Com alguns discos gravados mas ainda pouco conhecida depois de mais de 20 anos de carreira, uma gravação despretensiosa para um comercial de TV em 1988 alçou-a ao topo das paradas. Era uma regravação cool de "California Dreamin'", do The Mamas & The Papas, para uma loja de departamentos. A faixa tornou-se sucesso, resultando no álbum "California Dreaming", gravado com o argentino Tony Osanah e produzido por Zé Rodrix.

Além da música, Rosa também se destacou como atriz, participando de importantes musicais como "Hair". No fim dos anos 1990, trocou o nome artístico para Rosa Marya Collin.

SERVIÇO

ROSA MARYA COLLIN IN BLUES

Teatro Rival Petrobras (Rua Álvaro Alvim, 33) | 7/11, às 19h30 | Entre R$ 50 e R$ 120