Uma releitura afetiva

Cantora Daniella Colla grava EP com novas versões para quatro sucessos de seu pai, Carlos Colla, um dos compositores mais gravados por grandes nomes da MPB

Por Affonso Nunes

Daniella Colla ao falas das canções do pai, Carlos Colla, que decidiu gravar: 'Cada música escolhida toca meu coração de maneira especial'

É difícil para o público ligar um grande sucesso musical a seus compositores quando eles não gravam suas canções. Este é o caso de Carlos Colla (1941-2023), autor de dezenas de sucessos na voz de Roberto Carlos e outros artistas. O hit "Falando Sério", de 1977, uma das belas canções românticas do repertório do Rei, ganha nova interpretação na voz da cantora Daniela Colla, filha do compositor, e marca o lançamento do EP "Daniela canta Colla", disponível em todas as plataformas digitais.

"Essa música é muito especial para mim, porque me remete a momentos de muita ternura da minha infância com meu pai. Por isso, escolhi essa canção para lançar o EP", destaca Daniela.

O projeto nasceu do desejo da filha de celebrar a obra do pai, um dos compositores mais versáteis do Brasil. Entre as mais de 2 mil músicas escritas pela caneta do compositor e seus parceiros, Daniela usou as memórias afetivas para selecionar as faixas do EP. "Cada música escolhida toca meu coração de maneira especial. Fazem parte da trilha sonora da minha vida".

Eduardo Lages, maestro e diretor musical de Roberto Carlos, reforça. "É de muito bom gosto a regravação da música 'Falando Sério', ainda mais na voz da Daniela Colla, minha sobrinha de consideração que canta tão bonito".

Além de "Falando Sério", o EP "Daniela canta Colla" traz outros três clássicos do eclético legado de Carlos Colla: "Bye Bye Tristeza" (Marcos Valle e Carlos Colla), eternizada por Sandra de Sá e gravada agora por Daniela em parceria com Milton Guedes; "Fogão de Lenha" (Maurício Duboc, Carlos Colla e Xororó), sucesso de Chitãozinho & Xororó, que ganhou uma versão na voz de Daniela com participação de sua filha, Carol; e "Você Vai Ver" (Elias Muniz e Carlos Colla), hit de Zezé di Camargo & Luciano, que chega em um feat de Daniela com Zé Henrique, vocalista da banda Yahoo, que assina a produção do EP com Ricardo Rodrigues.

Desde pequena, Daniela toca violão e piano. Na adolescência começou a cantar profissionalmente e, por muitos anos, se apresentou em shows voltados ao público ítalo-brasileiro. O EP "Daniela canta Colla", é seu sexto trabalho fonográfico.

Carlos Colla foi lançado ao estrelato por Roberto Carlos, em 1971, quando este gravou "A Namorada", composta em parceria com Maurício Duboc. Entre os anos de 1971 e 1987, Roberto gravou 17 composições da dupla Colla/Duboc, entre as quais "Falando Sério". Além dos intérpretes já citados, Colla foi gravado por Alcione, Fafá de Belém, Xuxa, Emilio Santiago, Leandro e Leonardo, Bruno e Marrone e Sandy e Junior.

Em 2021, durante participação de podcast do jornalista Luis Nassif, Colla resumiu seu ecletismo. Perguntado sobre o tipo de música que os intérpretes lhe pediam, respondeu de bate-pronto: "Uma música que faça sucesso. E eu faço".