Por: Affonso Nunes

Benito di Paula e Rodrigo Vellozo do jeito que a vida quer

Benito di Paula e Rodrigo Vellozo: pai e filho sobem juntos ao palco do Qualistage neste sábado (17) para mostrar as canções do recém-lançado EP 'Do Jeito Que a Vida Quer' | Foto: Murilo Alvesso/Divulgação

Quem poderia imaginar um pianista ressignificando o samba com canções autorais que não saem da boca do povo? Pois este é Benito di Paula, músico que saiu de Nova Friburgo para conquistar o Brasil. No rastro da celebração de seus 80 anos, que resultou no projeto "Benito 80: Novo Samba Sempre Novo" (2022) - em que 17 artistas interpretam seu cancioneiro - e do disco de inéditas "O Infálivel Zen" (2021), o veterano e seu filho, Rodrigo Vellozo, apresentam o EP "Do Jeito Que A Vida Quer" em show especial no Qualistage neste sábado (17).

"O repertório será composto de sucessos da carreira do meu pai e pelo nosso último EP, mas também irá incluir canções ligadas às nossas memórias afetivas, à nossa história. Além de 'O Infalível Zen', faixa título do álbum lançado por nós em 2021; e 'O Mestre-sala da Minha Saudade", meu álbum-solo de 2020", adianta Rodrigo. O show contará com banda completa acompanhando pai e filho no palco, num formato diferente das últimas apresentações da dupla, caracterizadas por uma formação mais intimista.

"Este lançamento (o EP) é um entendimento no qual chegamos a considerar a obra de Benito como um dos fundamentos da construção estética do samba a partir da década de 1970. Partimos também da compreensão da grandiosidade da importância do samba, do pagode e de seus expoentes dentro da cultura popular brasileira", explica Rodrigo, cantor, compositor e instrumentista com formação em música e teatro e que transita com desenvoltura em ambos. Sua estreia fonográfica se deu em 2009 com o excelente "Samba de Câmara", um trabalho de releituras de clássicos do gênero com arranjos classudos ao piano.

Benito Di Paula, nome artístico de Uday Vellozo, começou tocando em bares e hotéis de sua cidade natal. Mudou-se para o Rio e, em seguida, migraria para São Paulo - onde os músicos que atuavam na noite ganhavam bem mais. Antes de começar a compor, já era um intérprete experiente e tarimbado, dominando vários estilos musicais, mas brilhou ao inovar o samba, introduzindo o piano em suas apresentações. Levou as suas músicas para o mundo inteiro, passando por México, Japão, Estados Unidos, Angola, Argentinas e outros. Entre os seus maiores sucessos destacam-se "Charlie Brown", "Mulher Brasileira", "Retalhos de Cetim", "Do Jeito Que a Vida Quer" e "Ah, Como Eu Amei".

Com mais de 35 discos gravados, Benito di Paula é até hoje um dos maiores vendedores de disco do Brasil, tendo parte importante de sua obra relançada em CD e posteriormente migrada para as plataformas digitais - só no Spotify o artista tem mais de meio milhão de seguidores.

SERVIÇO

BENITO DI PAULA E RODRIGO VELLOZO

Qualistage (Via Parque Shopping - Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca)

17/8, às 21h | Ingressos a partir de R$ 75