Por:

CORREIO CULTURAL: Atriz Gena Rowlands morre aos 94 anos

Gena Rowlands em imagem de 1968 | Foto: Reprodução

A atriz Gena Rowlands, indicada duas vezes ao Oscar e conhecida por estrelar os principais filmes do cineasta John Cassavetes, seu primeiro marido, morreu nesta quarta-feira (14), aos 94 anos.

Ela com a família em sua casa, no estado americano da Califórnia. A causa da morte não foi divulgada. Em junho deste ano, Nick Cassavetes, filho de Rowlands, informou que a atriz sofria há cinco anos da doença de Alzheimer.

Nos filmes, interpretou mulheres fortes e problemáticas. Ela foi indicada ao Oscar em 1975, por "Uma Mulher sob Influência" e em 1981, por "Glória". O papel no primeiro rendeu à artista um Globo de Ouro.

 

O Rei continua

Ao contrário das especulações na mídia, o especial de fim de ano de Roberto Carlos na Globo, que faz 50 em dezembro, deve continuar. A equipe do artista se reuniu nesta quinta-feira (15) com a emissora e foi informada de que não há nenhuma intenção de encerrar a atração.

O Rei continua II

O especial estreou em 25 de dezembro de 1974 e se tornou parte da programação natalina de muitos lares brasileiros. O especial só não foi gravado em momentos excepcionais: a morte da mulher do cantor, Maria Rita, em 1999; e a pandemia, em 2020.

Saber indígena

O Rio sediará neste mês encontro inédito de mulheres indígenas, anciãs, lideranças Tupinambá e de outras matrizes. O projeto Guanabara Pyranga coloca em pauta o resgate da memória territorial da Baía de Guanabara, com diversas atividades gratuitas.

Saber indígena II

As atividades acontecem no Centro de Artes da UFF, em Niterói; na Quinta da Boa Vista e na Fundição Progresso. RJ. Entre os destaques da programação, está o Conselho Tamuya, encontro entre diversas lideranças indígenas que trará a memória da Confederação dos Tamoios.