Por: Affonso Nunes

E aquele samba caetaneado?

Xande durante a abertura da turnê em Salvador | Foto: Lucas Leawry/Divulgação

Um dos grandes vencedores da última edição da 31ª edição do Prêmio da Música Brasileira (PMB), em junho, Xande de Pilares apresenta nesta sexta e sábado (26 e 27) no Qualistage o show da turnê "Xande Canta Caetano".

O projeto, nascido de encontros marcantes na casa de Paula Lavigne durante a pandemia, recebeu a benção de Caetano para dedicar um álbum inteiro às suas composições. Sua singularidade e mérito estao na proposta de reinterpretar o repertório de Caetano à luz de ritmos e instrumentações profundamente enraizados nas culturas afro-brasileiras.

A turnê, com direção musical de Pretinho da Serrinha, teve início em Salvador - onde Caetano fez uma participação especial -, passou por Belo Horizonte, São Paulo e agora chega ao Rio.

No álbum, ao longo de dez faixas, Xande mergulha em sua história e memórias, revisitando clássicos como "Gente" e "O Amor", "Qualquer Coisa", "Tigresa", entre outros. A liberdade criativa proporcionada pelo projeto resultou em interpretações que transcendem gêneros, multiplicando a beleza das composições de Caetano Veloso na voz única de Xande, levando a obra do compositor baiano a outros públicos, como admitiu o sambista em entrevista no hall do Theatro Municipal após receber no 31º PMB os prêmios de Melhor Disco de Samba e Melhor Intérprete de Samba. O trabalho O conquistou os prêmios Samba e Pagode do Ano pela regravação da música "Muito Romântico", além de Álbum do Ano, no prestigiado Prêmio Multishow, e foi também vencedor do Prêmio Band Inspira Rio 2023 na categoria música.

SERVIÇO

XANDE CANTA CAETANO

Qualistage (Via Parque Shopping: Av. Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca)

26 e 27/7*, às 21h30 | Ingressos a partir de R$ 70 | *Ingressos esgotados