Por: Affonso Nunes

UNIVERSO SINGLE: Samba pataxó remix

Mesmo após massacre da tribo nos anos 1950, o povo resiste e uma de suas ferramentas de luta é o grupo musical Marujos Pataxó | Foto: Elisa Braga/Divulgação

Marujos Pataxó, projeto de samba dos povos originários do sul da Bahia, une forças com o Tropkillaz, sucesso na cena musical eletrônica. A faixa-título do recém-lançado álbum "A Força dos Encantados" agora chega em uma versão que tem tudo para atrair a atenção de pessoas de dentro e de fora de aldeias. "Foi uma honra participar desse projeto e poder aprender mais sobre a cultura Pataxó. A ideia é fazer algo que represente o nosso som, mas com o cuidado de respeitar a cultura indígena", conta Tropkillaz.

 

As dores do existir

Natasha, cantora e compositora | Foto: Leonardo Elger/Divulgação

Em "Samba sem Amor", a cantora e compositora Natasha mescla o tradicional com o contemporâneo, trazendo a dramaticidade lírica e melódica do samba em arranjo carregado de sintetizadores e batuques. Ela é uma dos novos talentos que farão parte do EP "deuZONAS - vozes ferozes" que busca visibilidade para mulheres e corpos dissidentes na MPB. O single de estreia é produzido por Angélica Duarte, que fez a curadoria do EP. "Essa música reflete as dores de existir em um corpo (e mente) fora dos padrões e a dificuldade de vivenciar o amor em todas as suas formas", resume.

Reminiscências

Leopold Numam, cantor e compositor | Foto: Divulgação

Brasileiro radicado em Los Angeles há mais de 20 anos, o carioca Leopold Nunan aproveitou uma visita familiar, em dezembro, para gravar em paisagens de Botafogo, Flamengo e Glória, o clipe de seu novo single, o pop tropicalista "Pé de Maracujá", antecipando seu álbum de estreia, "Leo from Rio", com lançamento previsto para o dia 1º de junho. O clipe é marcado pelo poético trabalho visual do artista carioca Márcio de Carvalho, que ficou conhecido por marcar a paisagem da cidade com palavras escritas a tinta, o "Tinha uma palavra no meu caminho".