Por:

Noites Cariocas recebe Zeca Pagodinho e Ana Carolina

Zeca Pagodinho (foto) e Ana Carolina são as atrações deste fim de semana no TIM Noites Cariocas | Foto: Vera Donato/Divulgação

Localizado no paradisíaco Morro da Urca, no Parque do Bondinho, o TIM Music Noites Cariocas chega à sua terceira (e penúltima) semana com shows de dois nomes imensos da MPB, cada um com seu caminho de sucessos pavimentado pelo carinho do público. São eles Zeca Pagodinho nesta sexta-feira (19) e Ana Carolina no sábado (20).

Às vésperas de lançar o DVD comemorativo dos 40 anos de carreira, gravado ao vivo no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, Zeca Pagodinho vai apresentar ao público um show com repertório matador, repleto de sucessos daqueles de cantar junto como "Camarão Que Dorme a Onda Leva", "Verdade", "Deixa a Vida Me Levar", "Judia de Mim", "Maneiras", "Quando a Gira Girou" e "Ser Humano". Além disso, o cantor que conta com mais de 12 milhões de cópias vendidas, 8 indicações ao Grammy e quatro estatuetas vai atacar de "Coração em Desalinho", "Vai Vadiar" e "Seu Balancê".

Após esta apresentação, o artista inicia turnê nacional passando por capitais como São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Salvador e Recife.

Já Ana Carolina leva ao mais longevo festival de música da cidade o aclamado show "Ana canta Cássia - Estranho Seria Se Eu Não Me Apaixonasse Por Você", um espetáculo inteiramente dedicado ao repertório inesqucível a atemporal de Cássia Eller. O show é uma conexão direta da artista com a jovem garota mineira, que aos 16 anos ouviu Cássia pela primeira vez, apaixonou-se e nunca mais deixou de ser fã de camiseta, como se define.

"São sentimentos muito contraditórios quando penso neste show. Primeiro, jamais imaginei que seria possível um dia poder cantar o repertório da Cássia. Obviamente era um sonho íntimo, desde antes do início da minha carreira. Quis o destino que agora, em pleno 2022, quando Cássia faria 60 anos, que esse projeto surgisse e fosse sugerido justamente para mim", diz Ana Carolina.

A cantora rebobina os sentimentos e conta que tudo começou no ano de 1990, quando morando em Juiz de Fora, ouviu "Cássia Eller - Disco 1", álbum de estreia da cantora carioca, e até hoje um dos prediletos de Ana. O impacto foi imediato. "Eu tive a certeza naquele momento que aquela voz potente vinha pra ficar pra sempre e que jamais haveria outra igual", destaca Ana Carolina.

"Tudo no universo musical da Cássia me influenciou. Aquela voz feminina com tanta presença e personalidade. Eu dava meus primeiros passos na música e não tenho a menor dúvida que dali tirei muito da minha formação musical e do que achava ser importante ter nas canções e no palco.

A influência de Cássia no DNA de Ana extrapola o universo artístico e tem profundidade no âmbito pessoal. Foi Cássia, a primeira figura pública assumidamente bissexual, que serviu de espelho para que a ainda jovem mineira também se entendesse e futuramente se tornasse referência para tantas pessoas quando o assunto é sexualidade. "Uma mulher tão à frente do seu tempo, com uma postura libertária e sem a preocupação do que as pessoas pensavam dela. Ali também comecei a me entender, entender minha sexualidade. Foi libertador", relembra.

Ana Carolina se apresenta ao lado de uma banda composta Juliano Valle (teclados, programações, voz), Theo Silva (guitarras e violões), Lancaster Pinto (baixo e voz), Thiago Faria (violoncelo e voz), Cesinha (bateria, cajon, Kokoriko e voz), Leonardo Reis (percussão, cajon, Kokoriko e voz).

Para chegar no repertório, Ana Carolina estudou a extensa discografia por meses até chegar num setlist ideal que retratasse a grandeza de Cássia Eller. "Tocamos as versões originais à exaustão para entender minuciosamente cada uma delas. Só aí que começamos a repensar em arranjos, para trazer uma releitura que conversasse comigo e que não renunciasse o DNA de Cássia em nenhum momento".

"Dentro do meu universo, espero com essa turnê retribuir de alguma forma todo o carinho e acolhimento que recebi da Cássia. Meu desejo é que essa obra e artista tão potentes se mantenham vivas, conheçam novos públicos e que permaneçam sempre no imaginário do brasileiro. Cássia merece todo nosso amor", finaliza.

SERVIÇO

TIM MUSIC NOITES CARIOCAS*

Parque Bondinho Pão de Açúcar (Av. Pasteur, 520 - Urca)

19/4: Zeca Pagodinho (23h30)

20/4: Ana Carolina (23h30)

Ingressos a partir de R$ 180 (meia)

*Abertura do bondinho: 21h30