Por: Affonso Nunes

Uma prece para gaita e violoncelo

Com seus instrumentos, Jaques Morelenbaum e Gabriel Grossi revivem a tocante 'Ária da Quarta Corda' | Foto: Reprodução Youtube

Criada por August Wilhelmj (1845-1908) numa adaptação da Suíte nº 3 para Orquestra, de Johann Johann Sebastian Bach (1685-1750), a "Ária na Corda Sol (G)" ou "Ária da Quarta Corda" é uma das peças mais conhecidas do repertório erudito, sendo executada em várias formações de concerto e citada com frequência em trilhas sonoras do cinema.

A suíte original de Bach, dedicada ao Príncipe Leopoldo da Prússsia, foi escrita em Ré Maior entre 1717 e 1723. Wilhelmj inovou ao tocar a peça em apenas uma corda de seu violino, a 4ª corda, que é normalmente afinada em Sol (G).

Muitos e muitos anos depois do feito de Wilhelmj, dois expoentes da música brasileira contemporânea se uniram para reviver a renomada obra: o gaitista Gabriel Grossi e o cellista Jaques Morelenbaum acabam de lançar nas plataformas digitais um single com sua leitura para a ária bachiana.

Neste encontro único, Grossi e Morelenbaum apresentam uma versão emocionante da icônica ária, trazendo um tempero especial e convidando os ouvintes para uma jornada sonora. Este é um lançamento disponível em todas as plataformas de música.

"Essa composição é como uma prece pra mim e traduz muito sobre o poder que a música tem em transformar nossos momentos e nossas vidas. Uma alegria enorme ter gravado essa pérola ao lado desse amigo e referência que é Jaques Morelenbaum", comemora Grossi, que é reconhecido como um dos maiores harmonicistas da atualidadeo mundo, além de ser um compositor e produtor de destaque com olhar tanto na música popular quanto na erudita.

Morelenbaum, por sua vez, é um nome incontestável da música brasileira, tanto pela maestria em seu instumento quanto por suas habilidades como compositor e arranjador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.