Por: Rodrigo Fonseca | Especial para o Correio da Manhã

América fora da caixinha

O set de 'Megalópolis', que marca a volta de Francis Ford Coppola, um outsider de grife milionária | Foto: Divulgação

 

Estrelado por Adam Driver, "Megalópolis", superprodução que há de marcar o regresso de Francis Ford Coppola às salas de exibição após um hiato que vem lá de "Virginia" ("Twixt", 2011), é a celebração da cultura audiovisual dos indies, termo usado para classificar formas independente de se fazer filmes na pátria dos estúdios.

A retrospectiva Clint Eastwood, que entra em cartaz no Estação NET Botafogo nesta quinta, inclui hoje um cult capaz de simbolizar essa cultura de exceção: "O Último Golpe" ("Thunderbolt and Lightfoot", 1974). A sessão será às 14h30, inaugurando a mostra idealizada pelo crítico Mario Abbade a partir do conjunto de longas-metragens estrelados e dirigidos pelo realizador de "Os Imperdoáveis" (1992).

Quem deu instruções a ele e a um jovem Jeff Bridges nos sets desse thriller foi Michael Cimino (1939 - 2016), uma espécie de divindade da autonomia criativa em Hollywood, representado hoje na grade brasileira da plataforma MUBI (www.mubi.com) com "O Franco Atirador" (1978). Toda essa celebração que se faz das formas de se radicalizar a liberdade na maneira de filmar vai ganhar um reforço em escopo internacional, via Lisboa, com a mostra Outsiders, agendada de 30 de abril a 5 de maio no Cine São Jorge, em Lisboa.

O realizador Patrick Wang é o convidado desta terceira edição do evento, que já se debruçou sobre os contemporâneos de Cimino). Ele vai estar solo lisboeta para apresentar dois dos seus filmes - "The Grief of Others" e "A Bread Factory" -, e dar uma masterclass na Faculdade de Belas Artes, no dia 3 de maio. A programação do ciclo Outsiders (uma iniciativa da Fundação Luso-Americana Para o Desenvolvimento) procura responder à questão "o que é, hoje, a família americana?". Essa pergunta busca respostas para si por meio de um conjunto de filmes que esboçam o retrato da América contemporânea, do seu fascínio e das suas contradições, a partir de um olhar sobre formações familiares nas suas múltiplas declinações.

"Os 12 filmes que compõem o programa desta terceira edicao abrangem gêneros muito diversos: vão da comedia ao melodrama, passando pelo terror e pelo road movie). Eles incluem ficcoes e documentarios e possuem autores de origens geograficas e etnicas variadas, com um numero significativo de realizadores negros e asiaticos, entre os quais o nosso convidado, Patrick Wang, bem como uma maior representatividade de mulheres realizadoras", explica Carlos Nogueira, programador do ciclo. "Patrick sera objeto de um minifoco, com a exibicao de dois dos seus filmes. Há produções que foram premiadas ou apresentadas em festivais prestigiados, como é o caso de um ganhador do Grande Premio em Sundance: 'A Thousand and One'. Há títulos que integraram selecoes oficiais no South By Southwest, em Locarno ou em Berlim. Há filmes que contam com a presenca de nomes conhecidos, como Lily Gladstone, que foi nomeada para o Oscar este ano, ou como Brian Dennehy, Hong Chao, Marin Ireland, Teyana Taylor. Sao, mais uma vez, todos ineditos em Portugal. Em resumo, mantem-se fieis ao espirito que procuramos imprimir aos nossos Outsiders desde o inicio: diversidade, representatividade e dimensao ludica".

Dirigido por Morrisa Maltz, o já citado "The Unknown Country" protagonizado por Gladstone, é o longa de arranque da seleção programada por Nogueira. Sua trama acompanha uma jovem mulher em luto por um familiar próximo, que embarca numa viagem após receber um convite inesperado. No feriado de 1 de Maio, são exibidos três filmes. O primeiro, "Land Ho!", é uma comédia dramática realizada por Martha Stephens e Aaron Katz. Nele, dois ex-cunhados reformados decidem fazer uma viagem à Islândia para reacender a sua amizade e aproveitar a vida, numa reflexão sobre o envelhecimento, a amizade e a busca da felicidade. O segundo é "South Mountain", de Hilary Brougher, cujo enredo aborda as complexidades os desafios da maternidade e as mudanças nas dinâmicas conjugais. O terceiro será "Pier Kids", um documentário de 2019 realizado por Elegance Bratton sobre a vida de jovens sem-abrigo de identidade queer que se reúnem num icónico ponto de encontro da cidade de Nova Iorque. Para o encerramento, ficou agendado o belo "Bloody Nose, Empty Pockets", dos irmãos Bill e Turner Ross, e "A Thousand and One", de A.V. Rockwell.

No Rio, a seleta de filmes de Eastwood que abrange o fértil - e outsider - período da chamada Nova Hollywood, nos anos 1970, segue até o dia 3 de abril, retornando com novas atrações nos próximos meses.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.