Por:

Elas criam; elas tocam; elas dão show

As 16 instrumentistas da Emmbra apresentam composições de mulheres | Foto: Divulgação

Dezesseis musicistas e um repertório composto só por obras de compositoras brasileiras. Esse é o projeto da Emmbra Big Band, que se apresenta nesta quarta-feira (27), dia 22, às 19h, no Espaço Cultural BNDES, com entrada franca.

Remarcado em função das fortes chuvas do último fim de semana, o show marca o lançamento do primeiro EP do projeto com quatro músicas: "Trilhos de Itatinga", de Débora Gurgel; "Helen", de Gaia Wilmer; "Rascunho 3", de Louise Woolley; e "Toada para Sojourner", de Aline Gonçalves.

A Emmbra Big Band foi idealizada por Aline, flautista, clarinetista, arranjadora e compositora. Emmbra significa Escritas Musicais de Mulheres Brasileiras e nasceu em 2020, como uma página web em que Aline e equipe hospedaram mais de 100 partituras de música instrumental de compositoras das cinco regiões do país, além de fotos e biografias delas. Em seguida, o songbook virtual virou livro físico e foi distribuído em escolas e universidades de música.

A ideia de formar uma big band nasceu da vontade de fazer que essas composições pudessem ser ouvidas em arranjos cuidadosos e execuções sensíveis. É esse trabalho que será lançado no show do dia 22, quando o público vai ouvir as quatro composições gravadas no EP e mais outras do songbook que foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021.

"Somos a primeira Big Band carioca formada apenas por mulheres e a primeira big band brasileira a ter um repertório exclusivamente formado por composições feitas por mulheres. É uma alegria gigante e ao mesmo tempo um pequeno passo rumo a equidade de gênero na música", empolga-se Aline, que é bacharel em flauta pela UniRio, licenciada em música pela UFRJ e pós-graduada em educação musical pelo Conservatório Brasileiro de Música.

SERVIÇO

EMMBRA BIG BAND

Espaço Cultural BNDES (Av. República do Chile, 100 - Centro)

27/3, às 19h | Entrada franca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.