Por: Affonso Nunes

O lucrativo legado de Tony Bennett

Tony Bennett em um show no State Theater, em Minneapolis (EUA), em maio de 2016 | Foto: Andy Witchger/Wikimedia Commons

Um dos poucos artistas a ter novos álbuns nas paradas de sucesso das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990 e mesmo nas primeiras duas décadas do século 21, Tony Bennett (1926-2023) teve parte de seu catálogo adquirido recentemente pela Iconoclast. O valor da transação não foi divulgado pela empresa, mas fontes ovidas pelo portal Music Business Worldwide estimam que o negócio vale até US$ 50 milhões.

Incluídos como parte do acordo, estão os direitos de certas gravações sonoras de cantor americano, seus royalties de gravação sonora, NIL (nome, imagem e semelhança) e arquivos/memorabilia. Como nem todo o catálogo entrou na operação, a Sony Music continuará a controlar a maior parte das gravações do artista.

O filho e empresário do cantor, Danny Bennett, informa ter fechado acordos para uma série lançar produtos e oportunidades com a marca Tony Bennett, entre os quais uma série de relógios em parceria com a Bulova e um restaurante em Nova York.

Outras iniciativas incluem o lançamento de HQ biográfica e vários projetos de cinema e TV, incluindo o documentário "The Lady and The Legend", uma produção dda Paramount , contando o relacionamento artístico de Bennett com Lady Gaga, que resultou na produção de dois álbuns em dueto: "Cheek to Cheek" (2014) e "Love for Sale" (2021).

Dezenove vezes vencedor do Grammy e ganhador do prêmio Grammy Lifetime Achievement (pelo conjunto da obra), e vencedor do Emmy (o Oscar da TV americana), Tony Bennett é um ícone da música americana e mundial. Foi o artista mais velho a ter um álbum que alcançou o primeiro lugar no Top 200 da Billboard duas vezes.

"Todos nós seguimos os passos de gigantes. Tony foi um desses gigantes", comentou Olivier Chastan, fundador da Iconoclast, ao justificar o negócio. "Seu legado brilha além da música. Tem a ver com caráter, integridade, bondade e coragem. Estamos honrados em ser os guardiões desta lenda", completa.

"Ao trabalhar com meu pai por mais de 40 anos, minha filosofia sempre foi a de que eu não estava administrando uma carreira, e sim um legado", disse Danny Bennett.

Fundada no fim 2021, a Iconoclast vem atuando de forma agressiva no mercado de direitos de publicação musical e NIL. Entre seus negócios mais impactantes estão os royalties de produção do compositor, compositor e produtor italiano Giorgio Moroder (um dos pioneiro da música eletrônica), o catálogo de publicação musical de Beyoncé, do compositor e produtor Nick Monson (autor de vários sucessos de Lady Gaga) e uma participação em gravações do selo de rap Murder Inc.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.