Por: Affonso Nunes

A morada em cada canção

Mônica Salmaso: 'Eu não tremo mais quando estou do lado dele (Chico Buarque)' | Foto: Eduardo Knapp/Folhapress

Quem já a viu no palco sabe bem do que estamos falando. A presença de Mônica Salmaso no palco e sua relação com as canções que abraça faz o tempo parar. O tempo de Mônica é o instante vivido. A artista parece morar em cada nota e brinda seu público carioca neste sábado (24) com seu novo show, "Minha Casa".

"'Minha Casa' é meu norte, identidade dos afetos, o Brasil pulsante, a força da criatividade e da resistência. Da Re-existência", define a cantora.

As casas de Mônica Salmaso são múltiplas, espalham-se pelos diferentes Brasis que a artista canta em sua obra. Passada a pandemia, ela lançou dois CDs gravados em 2021 e 2022, respectivamente "Canto Sedutor", com Dori Caymmi, e "Milton", em duo com André Mehmari e participação especial de Teco Cardoso.

Além disso, a artista foi a convidada da turnê 'Que tal um samba?', de Chico Buarque, percorrendo o Brasil e Portugal por 10 meses. "Eu jamais, nem alucinando, podia imaginar que um dia aconteceria um convite como esse. Ao mesmo tempo em que é imenso e 'cinderélico' — eu brinco falando que sou a Cinderela do show —, por um outro lado, é estranho dizer, mas é familiar. Porque essa caneta do Chico, a criação poética e musical dele, é também a minha própria formação", disse Mônica em entrevista ao jornal Folha de São Paulo durante o período de realização da aclamada turnê, que ganhou registro ao vivo.

"Eu não tremo mais quando estou do lado dele", brincou a cantora.

O show "Minha Casa" fará um passeio pela trajetória da artista, mas traz també algumas músicas nunca gravadas por ela, reafirmando a cantora como uma dedicada desbravadora do vasto cancioneiro brasileiro, uma de suas maiores virtude, aliás. "Desenhei o repertório deste show mergulhada no desejo vivido - durante a turnê com o Chico e a imensa plateia que nos assistiu - de voltar para casa depois de tudo o que passamos no Brasil e na pandemia. Celebrar a vida e os encontros, celebrar a consciência do valor que as nossas melhores relações têm para nós, a consciência do que somos e do que realmente precisamos. Dos nossos defeitos e faltas. Dos nossos afetos."

Com direção musical da cantora em parceria com seu marido, o flautista e saxofonista Teco Cardoso, o show traz ainda os músicos Tiago Costa (piano), Neymar Dias (viola caipira e contrabaixo), Lulinha Alencar (acordeon), Ari Colares (percussão) e Ricardo Mosca (bateria). "Minha Casa" está nascendo para percorrer os diferentes Brasis e esparramar afetos com a singeleza do canto de Mônica Salmaso, uma legítima porta-voz do que há de mais belo na canção popular brasileira.

SERVIÇO

MÔNICA SALMASO - MINHA CASA

Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo)

24/2, às 21h

Ingressos a partir de R$ 60 (meia) e R$ 120

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.