Por: Affonso Nunes

Leila Maria em ritmo de Ubuntu

Leila ganhou projeção nacional a partir do The Voice | Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (20), em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Blue Note Rio vai receber no palco a aclamada cantora e compositora Leila Maria, com seu show “Ubuntu” com o repertório de belíssimo álbum em que a cantora faz releituras da obra de Djavan com arranjos de sonoridade africana. Ubuntu é uma noção existente nas línguas zulu e xhosa - faladas pelos povos da África Subsaariana - que não tem uma tradução específica. Significa algo como "humanidade para com os outros". Exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade e ganhou força nas falas de Nelson Mandela, o líder popular sul-africano que enfrentou e derrotou o aparthaid em seu país. 

No repertório, a artista vai apresentar criações djavânicas como "Tanta Saudade", "Asa", "Flor de Lis" e "Oceano". O show passeia ainda pelas pérolas de Caetano (Milagres do povo) e Jorge Ben (Zumbi) voltadas à diáspora africana no Brasil, e standards do jazz conhecidos em todo o mundo, como Night and Day, de Cole Porter e Summertime, de George Gerswhin, DuBose Heyward e Ira Gershwin. O show contará com a participação do cantor Caio Prado.

Leila Maria tornou-se conhecida nacionalmente ao alcançar a final da primeira edição do programa The Voice Mais, em 2021. A cantora carioca tem mais de 30 anos de uma sólida carreira construída em casas noturnas, clubes e festivais de jazz, palcos de teatros no Brasil e exterior como Paris, Nova York, Miami, Washington e Tóquio e seis álbuns lançados.

SERVIÇO

LEILA MARIA - UBUNTU

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1.910 – Copacabana)

Ingressos a partir de R$ 52

Leila Maria apresenta o show Ubuntu – 20/11 às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.