Por:

A milhas e milhas de casa

O trio suíço 60 Miles mostra seu jazz autoral em turnê pela América do Sul | Foto: Divulgação

Depois de participar do Rio Montreaux Jazz Festival, o grupo suíço 60 Miles encerra sua turnê pela América Latina com única apresentação nesta terça-feira (17), às 19h30, no Las Brutas (Rua Sá Ferreira, 25 - Copacabana).

A banda apresenta seu quarto álbum, "Ice Scream", lançado este ano. Esta é a segunda vez que o 60 Miles vem ao Brasil. O trio já percorreu desde 2015 Europa, China, Japão, Brasil e Argentina. Nas performances da turnê 2023, o público poderá conferir, além dos músicos Nicolas Gerber (piano), André Hahne (baixo) e Philipp Leibundgut (bateria), a participação do trompetista Shems Bendali.

O 60 Miles aposta numa proposta autoral com inspirações variadas que podem ir de Cherlie Parker e Keith Jarrett a Led Zeppelin, Radiohead e Beethoven. Uma música formada na grande tradição do trio, mas sem os códigos habituais. O estilo de 60 Miles busca melodias fortes, desenhando uma interessante proposta de improvisação.

"Ice Scream" destaca-se pela incorporação do trompete e a polirritmia. que perpassa o trabalho com variações de métricas, marca a evolução sonora na trajetória da banda.