Depois de homenagear diferentes monumentos arquitetônicos no estado do Rio de Janeiro (1ª edição) e contemplar importantes palácios e museus Brasil afora (2ª edição), o FIMA - Festival Interativo de Música e Arquitetura, em sua terceira edição, se dedica a homenagear os teatros históricos do Brasil, promovendo uma convergência lúdica entre música e arquitetura, em alguns dos mais importantes templos da arte e da cultura brasileira.
Desta vez, os eventos acontecerão, até março de 2024, nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte, oferecendo concertos presenciais e virtuais, podcast, websérie, conteúdos interativos, aulas magnas e ações educativas para escolas. Com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Todas as apresentações do FIMA têm entrada gratuita.
A nova temporada - aberta nesta quinta-feira (5) em Manaus, com a Orquestra Amazonas Filarmônica no icônico Teatro Amazonas - chega à Niterói celebrando uma de suas mais belas arquiteturas. No domingo (8), às 17h, os mais de 180 anos do Theatro Municipal de Niterói serão reverenciados com a apresentação de uma geração de jovens músicos, de 15 a 18 anos, que integram a Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, liderada pelo maestro alemão Knut Andreas, tendo ainda a participação de dois musicistas da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, com comentários da arquiteta Fernanda Couto Teixeira e do historiador Maurício Vasque. Nos últimos 25 anos, a OSJB estabeleceu intensos contatos internacionais e encontros de jovens de diferentes países e culturas, apresentando-se no Japão, Rússia, Finlândia, Dinamarca, Suécia, Polônia, Albânia, Irlanda, Namíbia, Itália e França.
SERVIÇO
ORQUESTRA SINFÔNICA JOVEM DE BERLIM
Theatro Municipal de Niterói (Rua Quinze de Novembro, 35 - Centro)
8/10, às 17h
Entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do evento, limitado a um ingresso por CPF