Por:

Maíra Freitas: a hora e a vez da mina do jazz

Maíra: 'Vou fazer um show com piano e voz onde fico mais livre e solta para improvisar' | Foto: Divulgação

Acantora, pianista, compositora e produtora musical Maíra Freitas é a atração deste sábado (7), a partir das 17h, do projeto musical "Pôr do Sol - Série Rio XXI" que semanalmente ocupa os bucólicos jardins da Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa. "Estou muito feliz de fazer esse show piano e voz, que é muito especial, com muitas surpresas, onde fico mais livre e mais solta para improvisar e trocar com a plateia", diz Maíra.

Seu estilo mescla a trajetória da artista vinda do estudo do piano clássico e jazzístico assim como suas raízes na cultura do samba. Desde 2011, Maíra vem se destacando em diversos segmentos da música e se apresentando nas principais casas de shows e capitais do país e no exterior, colaborando com grandes nomes do cenário musical da MPB e com artistas da nova geração. A artista também compõe e produz trilhas sonoras para teatro, TV e cinema.

Seu último álbum "Ayé òrun", lançado em maio, foi gravado pela artista com o coletivo feminino Jazz das minas, grupo formado por Cris Ariel (guitarra, voz e produção musical), Samara Líbano (violão de sete cordas), Paula Pardon (baixo), Monica Ávila (sax, flauta e voz), Sara Leite (trompete), Kátia Preta (trombone e voz), Rapha Morret (percussão) e Flavia Belchior (bateria e voz).

"Em seus discos e performances ao vivo, Maira Freitas é magnética. Sua musicalidade se reflete na exuberância explosiva de seu canto, dos seus dedos nas teclas, de seus movimentos de corpo. Mas em sua expressividade de entrega à música há espaço também para a delicadeza. Uma senhora artista seja em projetos coletivos como o Jazz das Minas, seja nos momentos solo", afirma Leonardo Lichote, curador do projeto.

No repertório do show, a artista interpretará músicas autorais do seu novo álbum como a principal, "Aye Orun", "Mãe Orixá", "Cabeça de Vento", entre outras canções consagradas de artistas como Ivone Lara, Martinho da Vila, Alcione, Gilberto Gil e Elza Soares.

"É o primeiro show piano e voz, depois do lançamento do disco novo "Aye Orun". Na verdade, é um show de estreia desse repertório, nessa versão mais intimista, um repertório que eu toco com as meninas do Jazz das Minas, uma banda grande, de nove mulheres e agora vou poder contar um pouco mais de cada canção", comenta Maíra.

SERVIÇO

MAÍRA FREITAS

Casa Museu Eva Klabin (Av. Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)

7/10, às 17h (abertura dos jardins ás 16h)

Ingressos: R$ 50, R$ 25 (meia e promocional Instagram)