Por:

Ao Oscar Bolão com carinho

Professor na Casa do Choro/EPM, Bolão influenciou gerações de bateristas e percussionistas | Foto: Maciel Goelzer/Divulgação

Na abertura da programação de outubro na série Pratas da Casa, a Casa do Choro presta homenagem a um de seus colaboradores mais queridos: o baterista e percussionista Oscar Bolão, professor de suas turmas desde os primeiros anos da Escola Portátil de Música (EPM) e grande estudioso dos ritmos brasileiros na bateria. Marcado para esta quarta-feira (4), às 19h, o tributo a Bolão - falecido em fevereiro do ano passado, aos 68 anos - reeditará no Auditório Radamés Gnattali o duo formado por ele com o pianista Fernando Leitzke. Nas baquetas estará um de seus mais fiéis alunos e discípulos, Marcus Thadeu dos Santos, também baterista, percussionista e professor da Casa do Choro/EPM.

No repertório estarão números recorrentes do duo, entre eles clássicos de Ary Barroso ("Na Baixa do Sapateiro") e Dorival Caymmi ("João Valentão", "Maracangalha"), além de composições de Fernando Leitzke ("Chaleira quente") e do próprio Bolão ("Duque de caixinhas"). Neste último número, escrito para duas caixas, Thadeu dividirá a interpretação com o percussionista Gabriel Leite, um dos convidados do show. Também farão participações especiais outros ex-alunos: André Vercelino, Bidu Campeche e o caçula do elenco, Gabriel Teixeira, de 21 anos.

"Bolão teve importância máxima para mim, não só pelo que me ensinou com as baquetas, mas também porque me ajudou a ser o músico profissional que me tornei", afirma Marcus Thadeu dos Santos. "Não me esqueço da nossa primeira aula, eu aos 16 anos, todo acanhado, e ele entrando na sala daquele jeito: 'Aqui não tem esse negócio de vergonha. É chegar e tocar!' Em pouco tempo eu já estava contagiado por aquela energia, que aliás me norteia até hoje. Eu queria ser igual a ele", recorda o discípulo.

SERVIÇO

PRATAS DA CASA - HOMENAGEM A OSCAR BOLÃO

Casa do Choro (Rua Carioca, 38 - Centro)

4/10, às 19h

Ingressos: R4 50 e R$ 25