Por:

Marcelo Costa: 'É um encontro de artistas que estiveram e estão na minha vida'

Marcelo Costa, que iniciou a carreira no lendário grupo A Barca do Sol nos anos 1970, tocou e gravou com os maiores nomes da MPB e reúne alguns deles em 'Vol. 2' | Foto: Nando Chagas/Divulgação

Acaba de chegar às plataformas de música o segundo volume do projeto criado e produzido por Marcelo Costa, um dos mais prestigiados e requisitados bateristas e percussionistas da MPB. "Vol.2" (Biscoito Fino) reúne alguns dos muitos medalhões da MPB com os quais Marcelo já tocou. O álbum é dominado pelas vozes femininas, à exceção da versão de Ney Matogrosso para "Mulher sem Razão".

"O disco é baseado no meu convívio musical com estes artistas. Com alguns já fiz turnês longas, gravei discos, e com outros colaborei de forma mais pontual. É um encontro de artistas que estiveram e estão na minha vida, cantando, tocando e celebrando a música do Brasil", conta Marcelo Costa, músico desde os 14 anos, quando passou a integrar o lendário grupo A Barca do Sol, que tinha o hoje imortal Geraldo Carneiro como componente.

Além dos intérpretes convidados, o percussionista divide o álbum com músicos com o seu irmão Muri Costa, com quem integrou A Barca do Sol. Com Muri, Marcelo faz seu único registro como cantor em "Vol. 2", na canção "Odete" (Vinícius Eliud e Herivelto Martins).

Marcelo Costa também assume a direção artística do álbum: "Nós estamos fazendo música, então, mesmo que a minha função seja diferente, é ela, a música, que nos une", avalia.

Segundo Marcelo, que aos 16 anos fez a sua primeira gravação profissional em um disco de Edu Lobo, cerca de 90% das canções foram escolhidas por ele: algumas já faziam parte do repertório dos convidados.

São elas: "Meu Bom" (Marcelo Costa), "Odete (Vinícius Eliud/Herivelto Martins), "Tão Só" (Dorival Caymmi/Carlos Guinle), "Deixei Recado" (Gilberto Gil/João Donato), "Mulher se Razão" (Cazuza/Dé Palmeira/Bebel Gilberto), "Se Você Disser Que Sim" (Moacir Santos/Vinicius de Moraes), "Psiquiatria" (Elton Medeiros/Zé Keti), "Número Um" (Benedito Lacerda/Mario Lago), "Nervos de Aço" (Lupicínio Rodrigues), "Você Me Abandonou" (Alberto Lonato) e "Esse Cara" (Caetano Veloso).

O time de vozes femininas inclui Maria Bethânia (que surge na abertura do álbum e na versão para "Número Um"), Marisa Monte, Teresa Cristina, Mart'nália, Jussara Silveira, Mariana de Moraes, Paula Morelenbaum e Roberta Sá.

Sempre na estrada e nos estúdios, Marcelo diz que o segredo para quem quer construir uma carreira sólida como músico é atender a esse desejo e correr atrás dos sonhos. "Isso não é uma dica: é uma maneira de viver, mesmo".