Por:

Um pianista prodígio

Aos 11 anos, William já acumula experiência como solista em importantes concertos | Foto: Divulgação

Beethoven, Bach, Villa-Lobos, Chopin, Schumann e Prokofiev formam o repertório do primeiro concerto no Brasil de William Lehninger Swist, prodígio do piano clássico que, aos 11 anos, já conquistou importantes prêmios mundiais, como no Concurso Internacional de Piano Aegio.

Com dupla cidadania, do Brasil e dos Estados Unidos - onde vive -, ele faz sua premiére brasileira no Consulado de Portugal no Rio neste sábado (30), às 18h, dentro do projeto Música no Museu. A entrada é franca.

Da terceira geração de uma família de músicos, o pianista é filho da violinista brasileira Marcia Lehninger e do percussionista americano Christopher Swist.

Vivendo em Hartford, Connecticut, William demonstrou interesse pelo piano desde os quatro anos de idade, mas iniciou os estudos formais aos seis, por recomendação de sua avó materna, a renomada pianista e professora Sonia Goulart.

William tornou-se, então, aluno de outra pianista brasileira radicada em solo estadunidense, Raquel Moreno, no Brattleboro Music Center, em Vermont, em 2018.

No ano seguinte, já estreou como solista de concerto, com a Orquestra de Cordas do BMC. Posteriormente, apresentou três recitais solo no Salão Principal do Brattleboro Music Center - junho de 2020, novembro de 2020 e julho de 2021.

Também em 2021, aos 9 anos, William conquistou os dois primeiros prêmios internacionais. Ele venceu o primeiro prêmio na categoria de 9 e 10 anos do Concurso Internacional de Música Barroca de Charleston, na Carolina do Sul, tocando a "Sonata em Dó maior, K. 545", de Mozart. Também foi um dos vencedores do primeiro prêmio, categoria C, no Concurso Internacional de Piano Aegio de 2021, da Fundação Alink-Argerich - que tem a pianista argentina Martha Argerich como uma dos fundadores.

Em 2022, William foi semifinalista do Concurso Jovem Internacional de Piano Kaufman e finalista da Masterclass Stephen Hough da Orquestra Sinfônica de Vermont, com o Concerto para Piano em Ré Maior de Haydn.

Recentemente, em julho de 2023, fez sua estreia no Carnegie Hall como parte do Concerto de Gala Hotchkiss Piano Portals, apresentando Bach e Chopin. Em agosto, foi selecionado para participar e atuar na Academia de Verão da Universidade Mozarteum, sob a tutela de Andreas Weber.

SERVIÇO

WILLIAM LEHNINGER SWIST

Consulado de Portugal (Rua São Clemente, 424, Botafogo)

30/9, às 18h

Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.