Figura conhecida na nova cena da MPB, Qinhones apresenta nesta quinta-feira (28), às 21h, o show de lançamento de seu trabalho mais recente. Trata-se de "Centelha", primeiro álbum de inéditas após o tributo à Marina Lima.
"Centelha" foi lançado no ano passado, com produção do baixista Alberto Continentino, também parceiro nas dez canções, e aponta para uma sonoridade herdeira da linhagem de Marcos Valle, Lincoln Olivetti, Azymuth, Tim Maia e Hyldon, entre outros nomes do brazilian boogie, estilo conhecido pela mistura de ritmos brasileiros com o boogie norte-americano.
Inspirado pelas "centelhas da esperança" de Walter Benjamin, Qinhones narra o atrito entre utópico e distópico na permanente turbulência que atravessa o país e o Rio na última década.
O álbum traz letras ácidas e irônicas, mas também há espaço para a sensualidade em "Água Salgada", balada soul que exala sensualidade, gravada em dueto com uma das vozes mais promissoras da atualidade a cantora Bebé, e para a celebração em "Há Festa - Corpos Celestes", que ganhou videoclipe dirigido por Antonio Arraes.
Qinhones alterou seu nome artístico (anteriormente conhecido como Qinho) em 2021. Já lançou quatro álbuns solo e também foi produtor musical e co-autor de duas faixas no álbum "Amor Geral" de Fernanda Abreu.
Desde "Ímpar" (2015) sem produzir um disco completo de inéditas, seu último álbum ganhou destaque ao abordar a obra de Marina Lima com sonoridade contemporânea. "Qinho Canta Marina", lançado pela Biscoito Fino, foi considerado o 3º melhor álbum do ano (2018) pelo site Embrulhador e ultrapassou a marca de 2 milhões no Spotify.
Em 2021, lançou "Gota", EP com quatro faixas e produção musical de Diogo Strausz, Lourenço Rebetez e Alberto Continentino. Com mais de 750 mil plays, o EP trouxe novos clássicos ao repertório do cantor, como "Toda Manhã (feat Mahmundi)" e "Parafuso", a música mais tocada em seu perfil na plataforma.
Neste seu novo show, Qinhones vai trazer músicas de "Centelha" e "Gota", assim como do tributo à Marina Lima.
SERVIÇO
QINHONES - CENTELHA
Manouche (Rua Jardim Botânico, 983)
28/9, às 21h
Ingressos: R$ 100 e R$ 50 (meia e ingresso solidário, mediante doação de um quilo de alimento não perecível ou livro)