Mineira radicada no Rio, a cantora Paula Santoro sobe ao palco do Teatro Prudential nesta terça-feira (22), às 20h, para o show de lançamento do álbum "Sumaúma", seu mais novo trabalho.
"Meu sétimo álbum solo é meu trabalho mais potente, até agora, porque além da sonoridade estar mais vigorosa e com foco no ritmo, os temas do disco são de grande importância e muito atuais", destaca a artista.
Show e disco discorrem sobre o feminino, a maternidade, ancestralidade, a natureza e também a distopia dos tempos atuais. A inspiração maior para fazer o disco, conta Paula, foram as obras do ambientalista e líder indígena Ailton Krenak. A árvore Sumaúma é considerada a "mãe da floresta" pois, na temporada de chuvas, acumula água em suas raízes tabulares (sapopemas) e na seca, ela extravasa essa água no solo e as plantas ao redor não morrem.
"É urgente fazermos algo sobre a preservação da natureza e, tento dar meu recado através de minha arte. Aliás, sempre faço arte com intuito de transformar as pessoas e a mim mesma", comenta Paula.
No espetáculo, a cantora recerva uma homenagem a João Donato, cantando também canções dele que não estão no álbum. A acampanhá-la no palco estão os músicos Rafael Vernet - seu maior parceiro na música - arranjador, pianista, produtor musical do álbum e diretor musical do show, o baterista Cyrano Almeida, o contrabaixista Rodrigo Villa e o percussionista Serginho Silva.
O repertório inclui canções como "Yê Melê" (Chico Feitosa e Luis Carlos Vinhas), "Coisa Mais Maior de Grande" (Gonzaguinha), "Sassaô" (João Bosco), "Ê lala lay ê" (João Donato e Lysias Ênio), "Êmoriô" (João Donato e Gilberto Gil), "A Paz" (Donato e Gil), "Na Boca do Sol" (Arthur Verocai e Vitor Martins), "Sumaúma" (Alexandre Andrés e Bernardo Maranhão), "Não é Céu" (Vitor Ramil), "Léo" (Milton Nascimento e Chico Buarque), "Feminina" (Badi Assad e Luedji Luna), "O Sal da Terra" (Beto Guedes e Ronaldo Bastos), entre outras canções de seus discos anteriores.
Nascida em Belo Horizonte, Paula Santoro cultiva as raízes em sua música, que tem grande influência do Clube da Esquina. Além dos seis álbuns solo já lançados, sua discografia inclui colaborações em gravações de Guinga, Arthur Verocai, Mário Adnet (álbum indicado ao Grammy Latino), Bianca Gismonti e outros.
O novo álbum conta com a participação de João Bosco, João Donato (numa de suas últimas gravações) Toninho Horta, Arthur Verocai, Raul de Souza, Mamão (Azymuth), Maurício Tizumba entre outros grandes músicos.
Ela já dividiu estúdio ou palco com grandes nomes da música popular brasileira, como: Chico Buarque, Milton Nascimento, Edu Lobo, Nana Caymmi, Ângela RoRo, Alcione, Joyce, Lô Borges, Flávio Venturini, Guinga, Toninho Horta, etc.
Seus álbuns têm tido boa repercussão no Brasil e no exterior. A sua carreira internacional inclui atuações nos EUA, Europa (França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, etc.), Ásia (Índia) e recentemente, no início de 2020, Rússia (Moscou e Sibéria). Ela também excursionou pela Itália e pelo Brasil com o compositor e violonista Guinga.
Paula é uma das poucas artistas brasileiras que se apresentou no programa "Later with Jools Holland" da BBC-TV Londres, na noite em que estiveram também Ludacris, Sean Paul e Amy Winehouse.
SERVIÇO
PAULA SANTORO - SUMAÚMA
Teatro Prudential (Rua do Russel, 804 - Glória)
22/8, às 20h
Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia)