Por Affonso Nunes
Prestes a completar 50 anos de estrada, o Azymuth prepara uma turnê mundial para celebrar a data a partir de março. No entanto, Ivan Conti "Mamão" (bateria), Alex Malheiros (baixo) e Kiko Continentino (teclados) farão uma premiére deste show com três apresentações, com ingressos já esgotados nesta sexta e sábado (10 e 11), no lendário Beco das garrafas, em Copacabana.
Lendária também é a trajetória do trio instrumental, que tinha o saudoso tecladista, cantor e arranjador José Roberto Bertrami (1946/2012) em sua formação original. Suas criações eram majoritariamente instrumentais, num extenso varal de influências que vai desde o samba até o funk. O que muitos acabam rotulando de jazz fusion era chamado por seus músicos como "samba doido". Seus principais sucessos no Brasil são "Linha do Horizonte", "Melô da Cuíca" e "Voo sobre o Horizonte".
Com letra exuberante de Paulo Sérgio Valle, "Linha do Horizonte" marcou gerações não só por marcantes versos como "É, eu vou pro ar / No azul mais lindo / Eu vou morar", mas também pela excelência do arranjo da banda e a atuação de seus intrumentistas.
O sucesso no Brasil abriu as portas do mercado americano para o Azymuth, que iniciou uma bem sucedida carreira internacional aos longo dos anos 80, tendo o tema "Jazz Carnival" como o grande sucesso dessa fase.
No show de comemoração dos 50 anos anos, o grupo montou um repertório com o que existe de mais emblemático nesse período.
Os shows do consagrado trio, orgulho da arte basileira, abrem a programação integram a programação do Little Club Brazilian Jazz Festival organizado pela casa e marcam o relançamento do Little Club à cena musical carioca após uma pequena reforma, sobrevivendo à pandemia e suas sequelas econômicas.
"Celebrar o Brazilian Jazz é lançar luz sobre os grandes músicos do Brasil, sobre o estilo que nasceu no próprio Beco, no encontro e troca entre os jovens dos anos 60 e que até hoje seguem fazendo a melhor música do mundo", destaca a produtora Amanda Bravo.
O festival começa com os shows do Azymuth e seguirá por todas as sextas até o fiml de março. O line up já tem confirmados os nomes de Pascoal Meirelles, Andrea Dutra Brazilian Jazz Quartet, Rafael Barata, Victor Biglione, Osmar Milito, Teo Lima e um grande tributo a Durval Ferreira (1935/2007), expoente do samba jazz, com o trio que o acompanhou e convidados.
SERVIÇO
AZYMUTH, 50
Beco das Garrafas - Little Club
(Rua Duvivier, 37. Loja L - Copacabana)
10/2, com aprentações às 19h
e às 22h, e sessão extra em 11/2
Ingressos esgotados