Por:

Anitta indicada ao Grammy

Anitta em trecho do videoclipe de 'Envolver', faixa que alcançou o topo do Spotify ao longo deste ano | Foto: Divulgação

A brasileira Anitta foi indicada ao Grammy 2023 como melhor artista revelação, categoria de destaque no prêmio mais importante da música mundial.

É a segunda mulher do país a ser indicada na categoria, após Astrud Gilberto, em 1965. Também já foram lembrados na categoria os cariocas Tom Jobim e Eumir Deodato, todos de gerações muito anteriores à estrela do pop. A última indicação de Deodato foi em 1974. A cerimônia de entrega do Grammy acontece em 5 de fevereiro de 2023 e tem entre seus principais indicados artistas como Beyoncé, Adele e Kendrick Lamar.

Entre os concorrentes da brasileira, há quase só americanos, como Omar Apollo, Muni Long, Samara Joy, Latto, Tobe Nwigwe e Molly Tuttle. As exceções na lista são os italianos da banda Maneskin, os britânicos da Wet Leg e a dupla de jazz Domi & JD Beck, metade francesa.

Anitta não costuma se furtar de falar sobre tudo, mas ficou sem palavras ao descobrir que havia recebido uma indicação ao Grammy. Chocada, a cantora brasileira só conseguiu balbuciar (em inglês): "O quê?".

Um vídeo do momento em que ela ficou sabendo da indicação foi publicado em seu perfil oficial no TikTok. No momento, ela estava ao lado do empresário Brandon Silverstein, que cuida de sua carreira nos Estados Unidos e comemorou mais do que ela.

Recuperada do choque, ela usou as redes sociais para dar as primeiras declarações após o novo feito. "Uau! Uau Uau Uau... Nunca na vida eu imaginaria um momento como esse chegando", afirmou. "Eu sou do Brasil, galera... Quer dizer... uau! Estou sem palavras. Obrigada, obrigada, obrigada... Grata para sempre. Ganhando ou perdendo, essa é a maior conquista que eu poderia imaginar."

Diversos famosos usaram as redes sociais para parabenizar a funkeira carioca. Entre os colegas do meio musical, estavam nomes como Carlinhos Brown, Di Ferrero, Jão, Rebecca, Chameleo e Lia Clark. "Minha camisa 10 é você", celebrou Marina Sena.

"Maravilhosa, você merece", elogiou a apresentadora Sabrina Sato. Enquanto Fernanda Paes Leme usou um meme da própria cantora para comentar o feito. "E um dia a gente vai chegar lá. Vocês vão usar esse vídeo e aí vão falar: 'Caraca, olha como ela falava! Chegou lá!", diz uma jovem Anitta em vídeo do começo da carreira.

A nomeação coroa o ano de maior destaque internacional para a artista, que chegou ao topo do Spotify mundial com o hit "Envolver", um feito inédito até então para o Brasil. A música foi bem mais tocada aqui e na América Latina, relativizando o componente global do sucesso da cantora. A canção também chegou ao primeiro lugar da Billboard, também a primeira vez que uma brasileira conseguiu a façanha.

A artista também fez um show apoteótico no festival Coachella, na Califórnia, levando o funk carioca pela primeira vez ao um dos principais palcos da música mundial.