Bonfas é um projeto de pai e filho que estreia nesta quarta-feira (9) no Club Manouche. Marcelo Bonfá juntou-as ao filho ao filho João Pedro para recriar parte da obra do baterista da Legião Urbana, fazendo uso de programações eletrônicas e imprimindo uma sonoridade contemporânea que se faz ilustrar que com as criações gráficas de Marcelo, que também é fotógrafo e artista visual.
A paixão de Bonfá pelo universo gráfico é antiga, tanto que foi o autor das capas de alguns álbuns da Legião como "Música para Acampamentos" (1992) e "Uma Outra Estação" (1997), além dos discos que lançou em sua carreira solo.
Bonfá se utiliza deste vasto repertório para conectar imagens a músicas com sensibilidade rítmica no projeto com o filho. No repertório, canções como "Há Tempos", "Soldados", "Angra dos Reis", "Ainda é Cedo", "Pais e Filhos", "Tempo Perdido", "Perfeição" e "Índios".
Considerado um dos grandes expoentes de sua geração na música, João Pedro cresceu ouvindo as canções do pai dentro e fora da Legião e selecionou suas preferidas para assumir os vocais na apresentação. "Eu acho a Legião a melhor banda de rock do Brasil, adoro tocar as músicas, ainda mais sendo junto de quem as compôs", elogia o rebento.
As 17 músicas que compõem o setlist foram escolhidas em razão das muitas experimentações da dupla tocando juntos neste formato. Marcelo Bonfá não economiza palavras para tecer admiração pelo seu guitarrista preferido, seu filho. "Ele é virtuoso, carismático e tem um coração imenso", derrama-se.
Marcelo recorda, em tom de autocrítica, a iniciação msuical do filho. "Era uma vez um menino com discos de rock embaixo do braço chegando em casa todo cheio de si. Eu queria dar uma direcionada naquilo. Depois de muito insistir pra ele ouvir as bandas punk e pós-punk que embalaram minha juventude, percebi que aquela posição dele era quase como um afronto, mas decidi relevar", conta.
O fato é que João Pedro seguiu seu próprio caminho e foi estudar música em Los Angeles. "Nós dois já tocamos juntos muitas vezes pelo Brasil afora. Ele tocou nos meus discos e eu já toquei nos dele, agora estamos juntos nos palcos com um projeto de pai e filho", comemora Marcelo, que, passada a estreia do projeto, planeja viajar com este trabalho pelo país em breve.
SERVIÇO
BONFAS - SHOW DE LANÇAMENTO
Manouche (rua Jardim Botânico, 983 - subsolo da Casa Camolese)
9/11, às 21h
Entrada: R$ 70