Faz tempo que das plateias dos mais variados shows de bandas de rock ecoa aquele pedido do "Toca Raul!". Morto precocemente em agosto 1989, aos 44 anos, o baiano Raul Seixas pavimentou uma legião de fãs para muito além de seu tempo. Pode ser que ele tenha nascido há dez mil anos atrás, mas sua obra segue atemporal.
Neste sábado (30), seguidores de todas as gerações da imensa tribo que idolatra o roqueiro têm encontro marcado com a obra do Maluco Beleza. É o evento Baú do Raul, do Circo Voador, que completa 30 anos numa festa comandada por Maurício Baia, que sempre bebeu na fonte de Raul, e vários convidados.
A festividade já reuniu nesse tempo um grupo plural de artistas que somam parceiros, admiradores e músicos, que sabem da importância de preservar o cancioneiro de Raul em todas as suas fases. Kika Seixas, viúva de Raul, conta que o evento leva esse nome porque de fato Raul mantinha um baú com músicas ainda inéditas, anotações e alguns objetos pessoais. A ideia do projeto foi lançada por Maria Juçá, diretora do Circo Voador. "O Raul havia morrido três anos antes e naquela época nem existia essa idolatria que vemos hoje", recorda.
Para comemorar essa importante edição do Baú, Baia reúne uma banda especial e as participações de André Prando, Mackcaco, Juliana Linhares e Toninho Buda. Rick Ferreira, guitarrista conhecido como fiel escudeiro do roqueiro baiano, também participa apresentando alguns de seus riffs inesquecíveis.
E não para aí: Vivi Seixas, filha de Raul, participa do show e também atacará de DJ apresentando um set especial com muito rockabilly. Essa festa imperdível acontece no sábado, 20 de agosto.
A relação de Baia com o Baú do Raul vem de longe. O ano era 1992 e o evento estava em sua primeira edição quando o jovem artista e a banda Rockboys convenceram Kika Seixas a inclui-los na programação da festa. O resultado foi avassalador e essa apresentação até hoje é lembrada com uma das performances mais marcantes do evento.
"Quando vi no jornal que haveria esse evento, Baú do Raul, cismei de participar de qualquer jeito. A gente tocava absolutamente todo o repertório do Raul. Procurei a Kika e ela disse que a programação inteira estava fechada, até com banda de abertura. Pedi a ela, implorei na verdade, que nos deixasse tocar umas três músicas depois que a programação oficial acabasse tipo fim de festa mesmo. E o que era para ser uma apresentação curta virou um show de hora e meia", lembra Baia.
De lá pra cá, foram inúmeras participações do Baia no Baú, que ganharam inclusive registros em CD e DVD. Marcelo Nova, Frejat, Celso Blues Boy, Karina Buhr, Toni Garrido, Marcelo D2 e BNegão são alguns dos nomes da nata da música brasileira que já abrilhantaram essa homenagem que sempre conta com grandes sucessos e músicas do lado B do artista de um artista imortal.
SERVIÇO
BAÚ DO RAUL 30 ANOS
APRESENTA BAIA TOCA RAUL
Participações de André Prando, Mackaco, Juliana Linhares, Rick Ferreira, Toninho Buda e Vivi Seixas
Circo Voador (Arcos da Lapa s/nº)
20/8, a partir das 22h
Ingressos: de R$ 70 a R$ 160