Por: ROGERIO DARDEAU

Como se elabora um vinho nos dias de hoje?

Até o ano 2000, aproximadamente, todos os produtores de vinhos finos, em nossa terra, tinham mais ou menos a mesma conduta: plantavam, colhiam, prensavam, fermentavam, estabilizavam, filtravam ou não, barricavam ou não e engarrafavam, apenas para citar as principais ações do processo de vinificação. Mas ali pelo início do Século XXI, não somente as pessoas começaram a demandar produtos processados por formas distintas, como a tecnologia trouxe ensinamentos inovadores.

Assim, à chamada elaboração convencional, vieram se somar a produção orgânica, a biodinâmica, a natural, a pessoal/artesanal de mínima intervenção e a colheita de inverno. Sobre cada um desses processos, conversaremos aqui, em colunas específicas.

Vanessa Kohlrausch Medin é dessas pessoas que elabora seus vinhos como autênticas obras de arte, totalmente comprometida com processos naturais de vinificação, a partir de uvas de vinhedos próprios, no Vale dos Vinhedos (RS), e de parceiros comprometidos com a mesma filosofia de cultivo que essa talentosa enóloga gaúcha.

As 623 garrafas do Guardião da Intuição (cujo nome já diz muita coisa) compõem, sem dúvida, uma pintura vibrante e, ao mesmo tempo, delicada. Esse corte entre as castas Chardonnay e Malvasia de Cândia, da colheita de 2020, aos dois anos, mostra-se um vinho de grande vivacidade, com boa acidez, e um ótimo volume. Os 10,5% de teor alcoólico são expressão de maciez.

Vanessa Medin vinifica sob a filosofia de mínima intervenção e obtém complexidade e elegância. Um belo corte estimulante e gastronômico, entre uvas brancas clássicas da Serra Gaúcha.

Saúde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.