Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

Lugar de férias é no museu

Teatro de sombras | Foto: Divulgação

Pedrinho não podia compreender férias passadas em outro lugar que não fosse no Sítio do Picapau Amarelo, em companhia de Narizinho, do Marquês de Rabicó, do Visconde de Sabugosa e da Emília. E tinha de ser assim mesmo, porque Dona Benta era a melhor das vovós; Narizinho, a mais galante das primas; Emília, a mais maluquinha de todas as bonecas; o Marquês de Rabicó, o mais rabicó de todos os marqueses; e o Visconde de Sabugosa, o mais 'cômodo' de todos os viscondes. E havia ainda a tia Nastácia, a melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem

Num mundo de agenda, horários determinados, correria para lá e para cá, o medo, a vida fechada em casa, as crianças possuem poucas oportunidades de fazer o que mais gostam e é o mais importante da infância: brincar. Para o grande filósofo da educação Piaget, os jogos são brincadeiras e ao mesmo tempo meios de aprendizagem.

Até Freud fala da importância das brincadeiras: brincar é considerado como simbólico, meio pelo qual a criança elabora questões que são de maior prioridade para si. É importante deixar a criança se sentir confortável, para se expressar afetivamente de maneira livre e criar um espaço acolhedor em que ela se sinta segura para isso"

Sabedora disso, a curadoria da Casa Eva Klabin faz um ótimo bem bolado: férias no museu, com atividades gratuitas com base na excelente exposição Eterno Egito em cartaz no local.

A Oficina de Amuletos propõe um olhar para a cultura egípcia e sua relação com os objetos repletos de significados, arte e beleza. A Oficina de Teatro de Sombras - Histórias Egípcias, se explora expressividade corporal para dar vida a personagens.

No dia 18, na oficina Uma Arte Toda Sua aprende-se técnica de desenho. A ideia é ocupar os ambientes de uma casa imaginária, inspirada nas recorrentes intervenções artísticas que ocorrem no espaço da Casa Museu. Já na Oficina de Escrita Pictográfica, as crianças conhecerão variados meios de comunicação tendo a imagem como elemento e criar alfabetos a partir do uso de imagens do dia a dia, ou da produção de novas formas.

A linguagem também é tema da Oficina de Egiptogravura, que propõe a criação de símbolos, tendo como referência os hieróglifos e a infinidade de imagens que cercam as crianças diariamente. A Oficina de Pintura de Paisagens Egípcias oferece a possibilidade de observar produções artísticas egípcias, criando um diálogo entre as peças da coleção e do jardim da Casa Museu Eva Klabin e a natureza do entorno.

Com início no dia 19, a Oficina Carpa-Colagem Coletiva é uma atividade inspirada nos peixes que habitam o lago da. Já a prática Arte com Bolhas de Sabão é uma experiência lúdica que estimula a criatividade e a produção artística através do uso deste elemento que faz parte das memórias de infância de muitas pessoas.

SERVIÇO

FÉRIAS NO MUSEU

Casa Museu Eva Klabin (Avenida Epitácio Pessoa, 2480 - Lagoa)

Arte com Bolhas de Sabão: 18 e 24/7, às 10h

Oficina Carpa-colagem Coletiva: 19 e 26/7, às 10h

Oficina de Teatro de Sombras - Histórias Egípcias: 14 e 25/7, às 15h e 10h, respectivamente

Oficina de Egiptogravura: 19 e 24/7, às 15h

Oficina de Escrita Pictográfica: 17 e 25/7, às 15h

Oficina de Amuletos: 13, 21 e 28/7, às 15h

Oficina de Pinturas de Paisagens Egípcias: 17 e 26/7, às 10h e 15h, respectivamente

Uma Arte Toda Sua: 18/7, às 15h