O sonho de liberdade sem fronteiras

Kenneth Maxwell conecta Independência dos EUA a Inconfidência Mineira em seu livro 'A Globalização no Século 18'

Por

ISADORA LAVIOLA

Folhapress

Lançado na última terça-feira (3), dia do aniversário do autor, "A Globalização no Século 18" (tradução livre do original "18th Century Globalization"), de Kenneth Maxwell, analisa a Independência dos Estados Unidos como um "modelo atlântico" que se expandiu para a Europa mas também para o resto do continente americano.

Segundo o historiador britânico, a revolução americana de 1776, que em 2026 completa 250 anos, serviu de mapa para outros movimentos além da conhecida relação com a Revolução Francesa, e circulou pelo resto do continente, inclusive pelo Brasil. Por aqui, esse projeto se materializou nos planos de uma república mineira, atingindo em cheio o Império Português da época.

O livro mostra como textos constitucionais americanos foram reinterpretados pelo front da Inconfidência Mineira em 1788 e 1789 -ano da Revolução Francesa. Ele acompanha o percurso improvável de ideias independentista que vão aos salões parisienses mas também às salas de conspiração em Vila Rica, enlaçando figuras como Benjamin Franklin a Tiradentes.

O livro parte da coletânea de constituições americanas organizada em francês por Benjamin Franklin em 1778 e reconstitui sua circulação e apropriação nos domínios lusitanos. Para isso, Maxwell dedicou anos de pesquisa em arquivos no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Ao seguir a trajetória deste volume, concebido como instrumento de propaganda política e depois difundido em edições piratas nas vilas mineradoras de Minas Gerais, o autor mapeia uma rede transatlântica que envolve diplomatas, estudantes brasileiros formados no exterior e conspiradores da Inconfidência.

Neste percurso, o autor evidencia como textos do constitucionalismo americano foram traduzidos, mal compreendidos e adaptados às condições locais de endividamento, escravidão e crise do Império português, resultando em projetos republicanos mais radicais do que os originalmente previstos.

Maxwell é brasilianista e um dos maiores especialistas estrangeiros em história do Brasil e de Portugal. "A Globalização no Século 18" é o quinto livro da sua série Portugal and Brazil Confront the Contemporary World (Portugal e Brasil enfrentam o mundo contemporâneo), na qual Maxwell analisa questões históricas, sociais, políticas e geoestratégicas do mundo de língua portuguesa.

No ano passado, o autor lançou "O Conto de Três Cidades: A Reconstrução de Londres, Paris e Lisboa" (no original "The Tale of Three Cities: The Rebuilding of London, Paris, and Lisbon"), um livro em três línguas que reflete sobre as transformação de três cidades europeias: Londres, Paris e Lisboa.