A escritora Conceição Evaristo, uma das vozes mais importantes da literatura brasileira contemporânea, participa do Encontro do Esquenta Jabuti nesta terça-feira (16), no Teatro Carlos Gomes. O evento, que tem como tema "Literatura e Memória Viva", antecede a cerimônia do Prêmio Jabuti, que pela primeira vez em seus 66 anos de história será realizada no Rio.
A iniciativa, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, integra a programação especial da Capital Mundial do Livro 2024, título concedido à cidade pela Unesco. Conceição Evaristo, conhecida por obras como "Ponciá Vicêncio" e "Olhos d'água", que abordam questões raciais e sociais com profundidade poética, dividirá o palco com a ativista da leitura Bel Santos Mayer, sob mediação do escritor e curador literário Henrique Rodrigues.
"Pela primeira vez em seus 66 anos de premiação, o Jabuti atravessa a Dutra e chega ao Rio de Janeiro. É o reconhecimento da CBL da importância do título de Capital Mundial do Livro concedido ao Rio pela Unesco em reconhecimento às políticas públicas de livro e leitura implementadas na cidade. É uma honra para os cariocas receber a festa de entrega do Jabuti, maior prêmio da literatura brasileira, assinalando a importância da leitura como objeto de política pública e fomentando o crescimento do mercado editorial", comemora Lucas Padilha, secretário muncipal de Cultura.
O Prêmio Jabuti, considerado o mais importante reconhecimento literário do país, tradicionalmente realizado em São Paulo, chega ao Rio como parte das celebrações que consolidam a cidade como centro de discussão sobre literatura e cultura. A premiação, que acontecerá em outubro, reconhece anualmente as melhores obras publicadas no Brasil em diversas categorias, incluindo romance, crônica, poesia, literatura infantil e juvenil, além de categorias técnicas como tradução e projeto gráfico.
O prêmio funciona em duas etapas: primeiro, uma comissão de especialistas seleciona até dez finalistas por categoria; depois, um júri técnico escolhe os vencedores. As obras concorrem em 20 categorias, sendo que o grande vencedor recebe o Livro do Ano, escolhido entre os primeiros colocados de cada categoria ficcional e não ficcional.
SERVIÇO
LITERATURA E MEMÓRIA VIVA (com Conceição Evaristo e Bel Santos Mayer)
Teatro Carlos Gomes - Salão Guarani (Praça Tiradentes, s/nº, Centro)
16/9, às 17h | Entrada franca