Por: Affonso Nunes

Infância pantaneira de Ney Matogrosso e sua ligação com a natureza guiam biografia do artista voltada para os leitores miúdos

A ligação com a natureza marcou a infância de Ney Matogrosso e moldou sua personalidade artística | Foto: Fotos/Divulgação

A trajetória de Ney Matogrosso, um dos artistas mais notáveis da MPB fica mais acessível às novíssimas gerações com o lançamento de "Ney Matogrosso: O Bicho do Mato", livro infantil escrito por Chris Fuscaldo e Camilo Solano com ilustrações de Isabela Sultani que reconstrói a infância pantaneira do cantor, explorando como sua conexão com a natureza, que moldou seu senso estético, e acabou por moldar sua cativante personalidade artística única.

A obra, que será lançada neste domingo (7), às 18h30, na Livraria da Travessa do Leblon, integra o catálogo inaugural da Garotinha FM Books, selo editorial voltado ao público infanto-juvenil que aposta na biografia de grandes nomes da cultura brasileira como porta de entrada para despertar o interesse das crianças pela música nacional.

A obra surge em momento de revisitação da obra e da persona de Ney Matogrosso. A cinebiografia "Homem com H", dirigida por Esmir Filho, chegou aos cinemas em 2025, enquanto a exposição no MIS-SP celebra sua contribuição para a música e para a visibilidade LGBTQIAPN no país.

Esse contexto de redescoberta encontra na literatura infantil um território ainda pouco explorado para apresentar figuras icônicas da MPB às novas gerações. "Ney Matogrosso é bicho do mato desde pequenininho. Criado entre a natureza, seu jeito estranho foi o que o tornou um dos maiores artistas do país", resume a sinopse, estabelecendo a conexão entre a origem rural e a construção de uma identidade artística que desafiou convenções.

E este seja talvez o maior desafio da obra, pois o lado transgressor de Ney Matogrosso sempre passou por sua coragem em assumir sua sexualidade em plena ditadura militar, desafiando o ultraconservadorismo da época. "Optamos por mostrar aos nossos 'pequenos' leitores que ser diferente também é legal. Afinal, foi por causa de um jeito diferente e uma voz diferente que o menino Ney se tornou o grande Ney Matogrosso, um dos maiores artistas da música brasileira", explica Chris, que traz para o projeto sua experiência como biógrafa musical, tendo assinado obras sobre Legião Urbana, Mutantes, Belchior e Gilberto Gil.

As simpáticas ilustrações ficaram a cargo de Isabela Sultani, diretora criativa e artista visual que já colaborou com o próprio Ney Matogrosso, além de Zeca Baleiro e Roberto Menescal.

Macaque in the trees
A ligação com a natureza marcou a infância de Ney Matogrosso e moldou sua personalidade artística | Foto: Divulgação

O projeto editorial da Garotinha FM Books, que também lançou "Eu na Minha Terra Distante" de Chris Fuscaldo e Taís Salles, sinaliza uma tendência de aproximação entre biografia musical e literatura infantil. Essa estratégia editorial reconhece a importância de apresentar referências culturais nacionais para crianças em formação, contribuindo para a construção de um repertório que valorize a diversidade e a riqueza da produção artística brasileira.