Bruna Paiva, uma autora que nasceu e segue independente

Por

A partir de seu primeiro livro, escrito aos 14 anos, Bruna Paiva construiu reputação junto ao público jovem

Por Affonso Nunes

Aos 27 anos, a escritora carioca Bruna Paiva chega à Bienal do Livro celebrando uma década de carreira literária construída de forma independente. Nacida e criada no subúrbio de Olaria, ela representa uma nova geração de autores que soube utilizar plataformas digitais para conquistar leitores e construir trajetória sólida no mercado editorial.

O destaque de sua participação é o lançamento de "Fã de Carteirinha", romance gestado desde a adolescência que explora com realismo a complexa relação entre fã e ídolo. "Foi enquanto lia um livro da Thalita Rebouças e me via nas personagens que pensei pela primeira vez: 'queria causar isso aqui nas pessoas também'", revela a autora, explicando a homenagem no nome da protagonista.

A narrativa acompanha Thalita, jovem de 16 anos da zona sul carioca que divide o coração entre o namorado Benício e a paixão platônica pelo cantor Christian Belchior. O equilíbrio dessa dualidade afetiva se rompe quando o acaso a adolescente de seu ídolo, forçando-a a confrontar sentimentos contraditórios.

O romance ganha ainda uma dimensão multimídia com trilha sonora original composta por Tê Paiva, irmão da autora, acessível através de QR Code exibido ao longo das páginas do romance.

Bruna iniciou sua carreira aos 14 anos publicando "Um Diário Para Alice" como webnovela no Wattpad, alcançando mais de 70 mil leituras. A versão física, lançada em 2018, já foi adotada como material paradidático em escolas e esgotou na Bienal de São Paulo 2022. "Amores de Carnaval" (2023) marca sua estratégia de marketing mais ousada: fantasiada como suas personagens, vendeu exemplares nos blocos de rua durante o carnaval carioca.

Formada em Letras pela Uni-Rio, mestre e doutoranda em Ciência da Literatura pela UFRJ, ela venceu o Prêmio Strix de Literatura em 2015. "Quero continuar me dedicando ao público jovem, criando histórias que ofereçam identificação e acolhimento, formando novos leitores", explica sobre seus planos futuros, que incluem dois romances prontos para publicação e um curso sobre autopublicação profissional.