A Lapa de outrora
Por Cláudia Chaves
A idéia daquela Lapa romântica, habitada por personagens emblemáticos, figuras míticas, muitas paixões, poetas, mulheres misteriosas do Rio Antigo - revelada nos versos de Manoel Bandeira - persiste até os dias de hoje. E há sempre referência a uma refeição, a um momento de gula, a uma divisão de prazeres. Em meio a esse bairro, um patrimônio histórico do Rio de Janeiro, mais precisamente na Rua Morais e Vale, com seu conjunto arquitetônico de sobrados em estilo eclético, está o Jurema Bar.
Um misto de bodega (aquela casa que serve a pequenos grupos), a uma casa de pasto (os antigos restaurantes que servem boa comida e farta), o Jurema nos faz reviver os dias que não vivemos. O ambiente é lindo, decorado com estantes de madeira e vidro, as mesas com espaço para se conversar sobre os temas que valem a pena - samba, futebol, amores - já nos abre o apetite.
Lá fomos nós, eu e meu amigo Ivan, aquele que e acompanhada desde o jardim na hora da merenda, experimentar o cardápio assinado pelo Chef Pedro Attayde. Destaque para os insumos nacionais como hortaliças, grãos e raízes. Abrimos de cara uma das Baixelas, esses pratos da contemporânea botiquinagem, a Bala de Barriga - cubos de barriga curados e assados em caramelo de vinho tinto e tomilho. Um sucesso. A crocância da pele do porco, a gordura desmanchando, no molho doce é de comer baldes.
Entre as Frituras, a Coxinha creme - coxinha de frango confitado empanada e frita, servida com coalhada da casa, com pouco creme, segurando o osso e mergulhando na coalhada é a chance de conhecermos o que é uma coxinha. Para o almoço, cardápio enxuto e correto, pedimos o bife de panela com canjiquinha. O tempero correto, a canjiquinha na crocância devida. Prato e sabores que só na casa da avó mineira. Pedir mais impossível. E sair cantando o samba da Portela, a Lapa de hoje, a lapa de outrora que revivemos agora é mais do que carnaval. Pura alegria.
SERVIÇO
JUREMA BAR
Rua Morais e Vale, 47
Segundas (18h a 0h), quartas (17h a 1h) quintas e Sextas das 17h às 2h), sábados (11h30 às 2h) e domingos (11h30h às 20h)