Por: Cláudia Chaves | Especial para o Correio da Manhã

CRÍTICA / RESTAURANTE / IL PICCOLO: Um cantinho napolitano em Ipanema

Il Piccolo mantém a tradição culinária napolitana | Foto: Divulgação

Quando se pensa em pizza, fala-se da pizza napolitana. A cozinha napolitana tem raízes que remontam ao período greco-romano, enriquecida pela influência das culturas que controlavam Nápoles, Aragão e França. Sua culinária absorveu muito das tradições culinárias de toda a região da Campânia, alcançando um equilíbrio entre pratos baseados em ingredientes rurais (massas, vegetais, queijos) e frutos do mar (peixes, crustáceos, moluscos).

O Il Piccolo é o resultado do desejo de Antonio Rodrigues de ter um lugar para se sentir no Sul da Itália. Proprietário da rede Belmonte (20 bares no Rio e quatro no Porto), Antônio tem se tornado o maior incentivador de sabores na cidade, trazendo de volta o Azumi, o Cervantes, o Mosteiro...

Arnaldo Pantani, verdadeiro napolitano, orgulhoso descendente dos gregos, é o chefe do Il Piccolo, no lindo sobrado, com vista para o mar. O cardápio tem todas os deliciosos produtos típicos de Napóles: as massas e a focaccia feitas na casa, a muzzarela di bufala de um pequeno produtor de São Paulo, escolhido por Arnaldo, os molhos de tomate marzano e a carta de vinhos só de italianos.

Eu e meu amigo Fernando, bom de cozinha e sábio nos melhores alimentos, seguimos os conselhos de Arnaldo. A Berinjela a Parmegiana veio sem amargor, com muito molho e ótimo queijo bem derretido. Com a muçarela de búfala, nosso destaque para a salada de polvo, cortado em micro pedaços, temperada com limão, no ponto maciamente exato.

O carbonara correto com o molho de ovos, sem o horrível creme de leite, no espaguete al dente. Recebemos com total alegria o papardelle com o ragu de rabada, desfiada, sem qualquer gordura. Um Primitivo perfeito, robusto, coroou a noite que foi finalizada com una vera napolitana. E dissemos: Arnaldo e Antonio vieram, viram e venceram. São imperadores da boa cozinha.

SERVIÇO

IL PICCOLO

Av. Vieira Souto, 234 - Ipanema

De segunda a sexta (11h às 2h), sábados e domingos (10h às 2h)