Por:

De todos os fogos, Paula Labaki

Por Cláudia Chaves Especial para o Correio da Manhã

Há um elemento que nos traz todos os tipos de sentimentos: calor, aconchego, paixão, amigos, festa. O fogo é um iluminador. Misterioso, às vezes, indomável, mas que respeita aqueles que são capazes de domá-los. O fogo sempre esteve presente na vida da chef Paula Labaki, criada em fazenda traz hoje para o restaurante que comanda uma entrega magnífica no Fuegos da Fazenda Marambaia

À primeira vista tudo parece muito simples. Grandes mesas de madeiras, vista que se perde na beleza e serenidade das montanhas. Lindas louças, atendimento presente com a necessária discrição, eficiência, gentileza natural. Chegamos mais cedo que o grupo o que nos deu oportunidade de conhecer cada cantinho, ver o fogo dos legumes, olhar as vitrines com as carnes. Tudo com Jean nos guiando com paciência e muita paixão pelo que faz.

Vieram as empanadas que dá de 1000 a zero nas argentinas. Pequenas com a casquinha crocante e dourada, o recheio das cebolas perfeitamente caramelizadas, com o ótimo gorgonzola. A sucessão de pequenas maravilhas nos preparou, com certeza, para o que viria. Bolinhas de costela, crocantes por fora e com a maciez carne suculenta, com o molho de pimenta da casa. Batatinhas fritas com parmesão e trufas, linguiças fritas. Há que se rezar para a moderação imperiosa , pois ainda teríamos o principal.

Os cortes das carnes, chorizo, denver no ponto perfeito do mal-passado e o frango suculento com a pele tostada foram acompanhados de uma extraordinária couve-flor na brasa, o mix de legumes que ficam no varal enquanto vão lentamente aassando no fogo de chão, o melhor arroz biro biro (bacon, ovos mexidos e batata palha) que provamos até hoje, a farofa de ovos e cebolas. A sobremesa de panqueca de doce de leite e o abacaxi na brasa foram a finalização digestiva por um lado e o doce que só completa. A única reclamação possível foi lamentar que não poderíamos mais do que já tínhamos comido. Por isso, volveremos a Paula. Arriba!

SERVIÇO

FUEGO MARAMBAIA

Rua Dr. Agostinho Goulão, 2000 - Corrêas, Petrópolis

Quartas (12h às 21h30), quintas (12h às 16h e 18h30 às 23h), sábados (12h às 23h) e domingos (12h às 18h)