Por: Cláudia Chaves

NOTÍCIAS DA COZINHA: Acarajé certificado

Baianas do Acarajé | Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), certificou 25 baianas e baianos de acarajé. A entrega do certificado - que reconhece as habilidades para exercer o ofício, de acordo com os modos tradicionais - foi no pilotis do Museu de Arte do Rio (MAR), em cerimônia aberta pelo Bloco Afro Lemi Ayò. Receberam também a Isenção de Taxa de Uso de Área Pública -, permitindo que os mesmos possam exercer o seu ofício amparados pela lei, como forma de reconhecer o ofício das Baianas do Acarajé e manter sua caracterização.

 

Ótima comida de rua

Baduk | Foto: Tomás Rangel/Divulgação

Baduk, restaurante focado em comida do Oriente Médio no Leblon, segue em frente com a sua proposta de transitar do café da manhã ao jantar, passando pela comida de rua. Sempre às segundas-feiras, a partir das 18h, três sandubas do cardápio saem a R$ 29 cada. Todos vêm no pão pita da casa e misturam os sabores com equilíbrio. O Sabich é vegano. O Falafel traz o tradicional bolinho de grão de bico, hommus tahini, tomates, cebola com sumac e picles. E o Shawarma de costela derretida, recheado também com hommus, tomate, cebola com sumac e picles.

Novidades no Mäska

Ma?ska | Foto: Luq Gabriel/Divulgação

Pratos mais frescos e molhos suaves traduzem as novidades trazidas por Danilo Parah para o cardápio do Mäska. Com referências da França e Itália e um "flerte" com a culinária asiática, apresenta um mix da experiência, criatividade e ousadia do chef, que atua na gastronomia há 15 anos. Tudo isso para reforçar ainda mais o conceito de cozinha autoral, contemporânea e despojada da casa, pois Danilo imprime um pouco mais de sua personalidade nesse menu, experimentando muito do que aprendeu ao longo de sua trajetória.